O novo RG já está valendo em todo território nacional. O documento começou a ser emitido em março de 2022. Uma das novidades do novo RG é a opção do documento ser emitido em versão impressa e digital. Entenda como funciona.
Vale lembrar que o documento pode ser emitido nos mesmos locais que faziam o modelo antigo. Para tirar o novo RG, é preciso comparecer com a certidão de nascimento ou de casamento (digital ou impressa). Quem não passou pela biometria ainda será submetido à coleta de digitais. A emissão não tem custos.
Novo RG: versão digital
O novo RG terá uma versão impressa, podendo ser feito no formato de cartão ou com um papel segurança. Além disso, haverá um jeito de utilizar o documento via aplicativo.
A versão digital do novo RG funciona de maneira semelhante ao que ocorre na Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS). Ao scanear o QR Code da versão impressa, a pessoa pode habilitar a versão digital do documento, que possui a mesma válida de que sua contraparte em papel ou cartão.
Outras novidades do novo RG
O novo RG terá validade conforme a idade do cidadão. Confira logo abaixo:
- 0 a 12 anos: validade de cinco anos;
- 12 a 60 anos: validade de dez anos;
- A partir de 60 anos: validade indeterminada.
As versões antigas terão validade de dez anos a partir da data de emissão. Assim, o governo espera uma troca gradual dos documentos.
Além disso, o novo RG contará com o código MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes, informações sobre outros documentos como a CNH e o Título de Eleitor.
Por fim, haverá unificação com o CPF. Assim, ambos os documentos compartilharão do mesmo número. O Objetivo é evitar fraudes, já que no modelo antigo era possível obter um RG por estado.