As modificações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram anunciadas há algum tempo pelo governo federal. A partir desta semana, as novidades entrarão em vigor. Por isso, relembre as mudanças da nova CNH.
É importante ressaltar que o documento é obrigatório para quem queira dirigir um veículo automotor nas vias públicas do país. Caso a pessoa seja pega sem o documento, poderá pagar multas, ter o veículo apreendido e até problemas com a Justiça, dependendo da situação.
Nova CNH começa a valer nesta semana
De acordo com o anúncio realizado pelo governo federal, a nova CNH entrará em vigor a partir do dia 01 de junho de 2022. Portanto, quem for tirar o seu primeiro documento, for renovar, pedir segunda via ou solicitar a CNH definitiva (obtida após um ano da permissão) já contará com a versão atualizada.
Veja as principais alterações da CNH:
Mudanças estéticas
As mudanças estéticas da CNH contam com a modificação das cores do documento, que agora serão em verde e amarela, com uma tabela com o desenho dos veículos para cada tipo de categoria e outros itens de segurança.
Além disso, haverá a letra “P” para indicar permissão ou “D” para documento definitivo e informações médicas sobre o condutor.
Validade
A validade da CNH também foi alterada, com o prazo variando conforme a idade do motorista:
- Condutores com até 50 anos: renovação do documento a cada dez anos;
- Condutores entre 50 e 70 anos: renovação do documento a cada cinco anos;
- Condutores acima de 70 anos: renovação do documento a cada três anos.
QR Code
O QR Code na CNH já existe há alguns anos. Entretanto, agora ele será obrigatório e permitirá que mais informações possam ser acessadas. Com a ferramenta, será possível autenticar o documento e também utilizar a versão online da CNH, denominada de Carteira Digital de Trânsito (CDT), acessível via aplicativo (disponível para Android e iOS).