Qual valor da minha restituição do Imposto de Renda? Veja como saber

Receita Federal começará a pagar a restituição do Imposto de Renda a partir do dia 31 de maio de 2022. Confira como consultar.

A Receita Federal anunciou que a restituição do Imposto de Renda começará no dia 31 de maio de 2022. Os repasses serão divididos em cinco lotes diferentes. Confira, em nossa matéria, como consultar o valor da sua restituição em 2022.

continua depois da publicidade

Somente no 1º lote, conforme já anunciado pela Receita Federal, cerca de R$ 6,3 bilhões devem ser repassados, atingindo mais de 3,3 milhões de pessoas.

Qual valor da minha restituição do Imposto de Renda

Leia também

A consulta do valor da restituição do Imposto de Renda pode ser realizada de forma online, no site da Receita Federal. Basta informar o CPF e a data de nascimento para ter acesso às informações.

Caso queira, o interessado também pode verificar por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para sistemas Android e iOS). É só fazer o login e ir na opção de restituição.

continua depois da publicidade

No momento, a Receita Federal já informou os valores de quem receberá no 1º lote. Portanto, pode ser que os demais declarantes ainda estejam com os informes em análise.

Geralmente, o valor preciso só é liberado quando falta uma semana para o lote ser pago. Se este for o seu caso, tente acessar uma das plataformas de consulta algumas semanas depois.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda

O 1º lote da restituição do Imposto de Renda costuma ser pago para quem faz parte do grupo prioritário (professores, pessoas com deficiência e aposentados). Confira abaixo o calendário completo da restituição do Imposto de Renda:

  • 1º lote: liberado em 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Vale lembrar que o prazo para a declaração do Imposto de Renda foi estendido. Os interessados possuem até o dia 31 de maio (mesmo dia do começo da restituição), para informarem seus rendimentos. Quem não declarar poderá cair na Malha Fina, pagar multas e ter problemas com a Justiça.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade