Detran suspende CNHs em 2022; veja quais foram afetadas pela decisão

Detran suspende CNHs de alguns condutores, o que impede o motorista de dirigir em vias públicas. Confira como saber quem foi afetado.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) informou que suspendeu a CNH de diversos motoristas em 2022. Os condutores tiveram essa suspensão publicada em 20 de abril e, desde essa data, já podem recorrer da decisão com recursos.

continua depois da publicidade

Com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, o motorista fica impedido de dirigir veículos automotores. Aqueles que descumprirem a medida, e forem pegos em vias públicas, podem ter que efetuar o pagamento de multas.

Além disso, há ainda a possibilidade de o ato ser considerado como crime de trânsito. Isso depende, no entanto, de entendimento daquele que analisa a situação, não sendo um consenso na área jurídica.

Quem teve a CNH suspensa em 2022?

Leia também

De acordo com o comunicado realizado pelo Detran DF, 40 motoristas que moram no Distrito Federal tiveram a CNH suspensa. A consequência pode ser ficar até dois anos sem dirigir legalmente. O anúncio foi realizado pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em 20 de abril de 2022.

continua depois da publicidade

Segundo a publicação oficial, os condutores listados ultrapassaram o limite de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação. Assim, o Detran DF realizou os procedimentos administrativos cabíveis e determinou a suspensão do referido documento.

Os condutores afetados ainda podem recorrer da decisão, em prazo de até 30 dias, contados a partir da publicação da lista. Ou seja, o motorista deve apresentar a defesa até 20 de maio de 2022.

O interessado precisará enviar um recurso de defesa para a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). O pedido deve ser realizado pela internet, na página do Detran DF. Basta clicar em Protocolo.

continua depois da publicidade

É importante destacar que, após as modificações das regras da CNH, o limite de pontuação também foi alterado e varia conforme categoria de multa, confira:

  • 40 pontos será o limite ao motorista que não tiver recebido nenhuma multa gravíssima. É a maior pontuação existente após a mudança das regras;
  • 30 pontos será o limite para o condutor que possui até uma multa gravíssima;
  • 20 pontos passou a ser o limite a quem possui duas ou mais infrações gravíssimas em seu nome.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade