A Carteira Nacional de Habilitação Digital (e-CNH) é um aplicativo do governo federal que permite o acesso da carteira de motorista pelo celular. Além da CNH Digital, a plataforma também conta com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV Digital).
O app ainda permite que o CRLV seja compartilhado com outras pessoas que utilizam o automóvel. É importante ressaltar que esses documentos são oficiais e têm a mesma validade jurídica dos impressos, pois possuem a assinatura digital P7S. Sendo assim, podem ser apresentados em caso de blitz, por exemplo.
O procedimento para gerar a CNH Digital é totalmente gratuito e realizado pelo celular. Caso haja algum problema ou erro durante o processo, é preciso procurar o Detran que emitiu o documento impresso.
Como obter a CNH Digital?
Para ter acesso a aplicativo, é necessário que o cidadão já tenha a carteira de motorista impressa, com QR Code na parte de trás. Esse código é responsável por garantir a autenticidade do documento. Os interessados em obter a CNH Digital devem seguir os passos abaixo:
- Baixar o aplicativo disponível para Android e iOS;
- Realizar o cadastro online, com o seu e-mail (é possível fazer o registro pelo computador, no site da Senatran, mas o documento digital só pode ser acessado em dispositivo móvel);
- No e-mail, clicar no link de autenticação e confirmar a conta;
- No aplicativo, fazer login com CPF e senha;
- Apontar a câmera do celular para o QR Code da CNH impressa para a leitura;
- Tirar uma foto do documento completo pelo aplicativo;
- Confirmar o CEP cadastrado no Detran de onde sua CNH foi emitida.
Atenção: esse procedimento requer conexão com a internet. Mas, depois de gerar a CNH Digital, ela pode ser acessado mesmo off-line. Além de garantir mais praticidade para o condutor, o aplicativo também conta com dispositivos de segurança.
A plataforma requer uma senha de quatro dígitos para proteger e recuperar os dados do usuário.