Milhões de brasileiros estão com dívidas e outros estão tendo dificuldades de pagar suas contas. Além da crise financeira, a desorganização também costuma atrapalhar o bolso das pessoas. Portanto, veja 3 aplicativos que ajudam você a controlar a vida financeira.
- Vivo oferta mais de 210 vagas de emprego para diversos cargos
- Encceja 2020: já é possível solicitar o certificado; veja como funciona
Vale lembrar que existem vários outros aplicativos de organização financeira. Nós separamos os mais populares e simples, também dando preferência para os que possuem ao menos uma versão gratuita.
GuiaBolso
Talvez o mais conhecido aplicativo de controle financeiro no Brasil, o GuiaBolso (Android e iOS) é uma ferramenta gratuita. Ele permite que o usuário faça uma integração com a conta bancária e com os cartões de crédito.
Dessa forma, qualquer gasto ou movimentação é registrado no aplicativo. Tudo é feito automaticamente, com o auxílio de gráficos, com a opção do usuário ver a evolução dos gastos, o ajudando a ser organizar melhor.
Mobills
O Mobills costuma ser uma opção alternativa ao GuiaBolso e não é à toa, pois conta com diversos downloads, tanto para a versão Android, quanto para a versão iOS. Nele, além de acompanhar a conta bancária, existe a opção de se criar metas. Ou seja, você estabelece um valor que quer dentro de um certo prazo e a ferramenta mostra o quanto é preciso juntar em cada período de tempo.
Os cartões de crédito podem ser cadastrados com a opção do app enviar notificações para a pessoa não esquecer da data de vencimento da fatura. Por fim, existem ainda dicas financeiras ofertadas pela plataforma.
Organizze
O Organizze tem como diferencial justamente a forma de organizar os seus gastos. É possível separar seu consumo baseado em categorias e subcategorias. Assim, você saberá o quanto gasta com delivery, contas vitais (água, luz, condomínio), alimentação, entre outros.
O app também conecta com cartões de crédito e contas bancárias. A ferramenta está disponível para Android e iOS e possui uma versão gratuita. A versão paga oferece opções ainda mais detalhadas e outros serviços.
Outras dicas financeiras
Além de baixar os aplicativos, confira outras dicas financeiras simples que podem te ajudar no longo prazo:
- Anote todos os seus gastos (seja em apps, em planilhas ou em um papel);
- Evite compras a prazo. Opte por juntar o dinheiro e fazer a compra à vista;
- Evite pedir empréstimos com juros muito altos como o cheque especial;
- Em caso de dívidas, opte por pagar primeiro as que possuem os maiores juros;
- Se possível, tenha uma reserva de emergência. Os especialistas em finanças costumam indicar que você tenha recursos para viver seis meses sem obter renda nova;
- Caso seja possível, invista seu dinheiro de forma segura, seguindo suas necessidades.