Será possível usar o WhatsApp Web sem celular? Recurso já está sendo liberado

A novidade possibilita que a plataforma seja acessada em até 4 computadores, o que será ideal para quem usa o WhatsApp para prestação de serviços.

Alguns usuários já podem utilizar um recurso do WhatsApp Web sem celular. A novidade começou em julho deste ano, e vem sendo liberada de forma gratuita, ainda em período de testes para usuários do programa beta. Por meio da novidade, é possível usar o WhatsApp Web sem o aparelho por perto.

continua depois da publicidade
Leia também

A novidade possibilita que a plataforma seja acessada em até quatro computadores, o que será ideal para quem utiliza o WhatsApp para prestação de serviços.

Uso do WhatsApp Web sem celular

A plataforma funciona atualmente como uma espécie de espelho. Para acessar as informações do WhatsApp no computador, é preciso que o celular esteja por perto. Além disso, é necessário fazer autenticação. Dessa forma, quem é responsável pelo envio e recebimento das mensagens é o smartphone.

Isso significa que o aparelho é responsável pela função de criptografia, que embaralha as mensagens e só permite acesso para remetente e destinatário. Por isso, quando o aparelho está longe ou sem internet não é possível utilizar o WhatsApp Web.

continua depois da publicidade

Caso a mudança seja disponibilizada a todos os usuários, o WhatsApp vai oferecer um sistema que vai sincronizar as mensagens no smartphone e demais aparelhos que estiverem conectados (limite de quatro computadores), transformando-se em um app "multiplataforma".

O modo de acesso não vai mudar. Como já acontece, será preciso escanear um QR Code a partir do telefone em todos os computadores. Para aumentar a segurança, no entanto, ao vincular WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado ao usuário o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital) junto ao smartphone.

continua depois da publicidade

De acordo com o WhatsApp, em entrevista ao G1, o processo ainda pode ser demorado "a implantação do recurso de acesso em múltiplos dispositivos continua vagarosamente para mais usuários", afirmou.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade