O custo de vida é um fator decisivo para a maioria dos brasileiros decidir permanecer na cidade em que nasceram ou migrar para uma região com melhores condições. Neste contexto, existem as 5 capitais com menor custo de vida do Brasil.
Em resumo, a lista se baseia nos dados do Cadastro Central de Empresas, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse levantamento utiliza das informações fornecidas por órgãos públicos, empresas privadas e entidades sem fim lucrativo em atividade no país. Saiba mais informações a seguir e conheça as cidades.
5 capitais com o menor custo de vida do país
1. Florianópolis, Santa Catarina
A Ilha da Magia é uma das capitais com o menor custo de vida do país, além de ter a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano. Além do turismo, a economia local é baseada na Tecnologia da Informação, pois é uma das regiões mais modernas do Brasil atualmente.
2. Brasília, Distrito Federal
A capital brasileira e capital administrativa do Governo Federal é a segunda na lista, pois possui o maior produto interno bruto per capita em relação às demais cidades do país. Neste contexto, é uma das regiões com melhores salários e custo de vida, com remuneração mensal média de R$ 5,4 mil.
3. São Paulo, São Paulo
A capital paulista é o coração dos negócios e empresas brasileiras, sendo conhecida como a Nova Iorque brasileira por conta disso. Como a cidade mais influente no cenário global, oferece remunerações competitivas, apesar do custo alto dos imóveis e alugueis residenciais.
4. Aracaju, Sergipe
Com o menor índice de desigualdade do Nordeste, e um dos menores do Brasil, a cidade de Aracaju oferece vantagens aos brasileiros que se mudam para essa região. Além de ter um dos melhores salários e custo de vida, é uma área rica em belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego.
5. Palmas, Tocantins
Apesar das altas temperaturas ao longo do ano, a capital de Tocantins possui a melhor qualidade de vida em comparação com as outras capitais e municípios da região Norte. Não à toa, possui um crescimento econômico de 8,7% acima do índice nacional e estadual.