O drama tem início toda vez em que é preciso cortar cebola. Os olhos começam a arder e se enchem de lágrimas. Isso porque a cebola é responsável por liberar enzimas que, quando entram em contato com outras células, acabam liberando o gás sulfóxido de tiopropanal.
Esse gás é o responsável pela irritação dos olhos, entretanto existem alguns truques infalíveis ao cortar a cebola, pois eles inibem a presença do gás e das lágrimas. Alguns funcionam melhor do que outros e cabe ao cozinheiro fazer o teste para ver qual é a melhor solução.
Acompanhe o artigo a seguir e saiba realmente o que fazer para amenizar os impactos da cebola nos olhos. Nós do Concursos no Brasil listamos três truques infalíveis para cortar a cebola sem chorar.
3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar
O que provoca as lágrimas enquanto estamos cortando a cebola é a presença do gás sulfóxido de tiopropanal. Dessa forma, quando o vegetal é cortado, a enzima e os compostos interagem e formam o famoso gás que deixa cozinheiros chorando.
Entretanto, existem alguns truques que possibilitam amenizar essa sensação. Confira aqui três truques infalíveis para cortar a cebola sem chorar:
1 – Use sempre facas afiadas para cortar a cebola
O primeiro truque infalível para cortar a cebola sem chorar consiste em usar facas afiadas para cortar o alimento. A explicação é a seguinte: quando a faca não está amolada, ela acaba esmagando as camadas da cebola, o que facilita e potencializa a liberação do gás que faz os olhos se encherem de lágrimas.
Portanto, antes de cortar a cebola, confira a afiação da faca. E, se necessário também, invista em bons afiadores de facas e mantenha todas elas sempre prontas para descascarem cebolas de forma mais aliviante.
2 – Coloque a cebola no congelador antes de cortá-la
Outro truque simples e infalível para cortar cebolas sem chorar é colocá-las no congelador antes de cortar. Nesse sentido, procure deixar o vegetal no congelador por cerca de 10 ou 15 minutos para que ela fique mais dura.
A consistência da cebola faz com que as enzimas que proporcionam a reação, quando em contato com outros compostos que soltam da cebola e formam o gás responsável por todo o choro fiquem compactadas e não produzam nenhuma substância que irá atrapalhar.
Nesse sentido, vale a pena também usar muita água para cortar a cebola. Mantenha as mãos molhadas, mantenha a cebola também encharcada ou tente até picar a cebola embaixo da água, em uma vasilha própria. Os gases da cebola reagem com as moléculas da água e o ácido se manifesta antes de chegar aos olhos.
3 – Deixe um ventilador ligado enquanto corta a cebola
O último truque infalível para cortar cebolas sem chorar é colocar um ventilador na altura da barriga enquanto o vegetal é picado. O vento desempenha o papel de afastar as enzimas, evitando que elas cheguem aos olhos e causem o choro.
Entretanto, é necessário prestar atenção na higiene do ventilador. Certifique-se de que o aparelho esteva bem limpo, sem nenhuma poeira aparente. Dessa forma evita-se que as partículas de sujeira entre em contato com a comida.