Descubra se profissionais de saúde podem usar o jaleco fora do trabalho

Apesar de parecer “branquinho e limpinho”, um estudo descobriu que germes perigosos podem estar escondidos em uniformes de enfermeiras e médicos.

Embora não haja exatidão sobre a data, o jaleco branco chegou à profissão de Medicina no final do século XIX para sanar a má reputação que antecedeu o médico no passado, quando esse era acusado de “espalhar” epidemias.

Atualmente, o jaleco branco continua sendo um ícone científico, sendo muito utilizado em hospitais e laboratórios. Mesmo no ambiente acadêmico, os alunos são obrigados a tê-los para as aulas práticas.

Mas, afinal, o jaleco pode ser usado pelos profissionais da saúde fora do trabalho? Saiba mais a seguir.

O que a lei diz sobre isso?

Apesar do fato de que em muitos estados brasileiros a Lei estabelece que nenhum de seus profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros ou auxiliares, deva deixar o local de trabalho em traje profissional típico, não é incomum ver profissionais usando jalecos em restaurantes ou estabelecimentos localizados nas imediações do hospital.

A saber, o Rio de Janeiro (lei nº 8626/19), São Paulo (Lei nº 14466/11) e Minas Gerais (Lei nº 21.450/14), entre outros, possuem leis específicas que proíbem o uso do jaleco fora do ambiente de trabalho. Quem contrariar esta norma pode receber multa, podendo chegar ao dobro, em caso de reincidência.

Riscos de usar o jaleco fora do trabalho

Se o risco de transmissão de determinados microrganismos já é alto dentro do próprio hospital devido ao simples contato com determinados pacientes, essas possibilidades aumentam exponencialmente se o profissional usar o jaleco fora do local de trabalho.

Inclusive, um estudo já provou que essa prática pode expor os pacientes a infecções bacterianas resistentes a antibióticos. Em suma, pesquisadores do Shaare Zedek Medical Center, em Jerusalém, cultivaram três manchas nos uniformes de 75 enfermeiras e 60 médicos que trabalhavam em um hospital de 550 leitos.

Patógenos potenciais (também conhecidos como agentes infecciosos ou germes) foram encontrados em 63% dos uniformes, e bactérias resistentes a antibióticos foram encontradas em amostras de 14% dos uniformes das enfermeiras e 6% dos uniformes dos médicos.

Oito dessas culturas cresceram Staphylococcus aureus resistente à meticilina, mais conhecida pelas siglas SARM ou MRSA ou ORSA. Não foram encontradas diferenças substanciais entre uniformes de médicos e enfermeiros ou entre funcionários de departamentos médicos e cirúrgicos.

No entanto, a taxa de contaminação com patógenos resistentes a antibióticos foi maior em roupas trocadas a cada dois dias do que diariamente. A pesquisa foi publicada no American Journal of Infection Control.

Quais cuidados é preciso ter com o jaleco?

Trabalhando na área da saúde, é importante cuidar da sua higiene pessoal e profissional, o que inclui também cuidar e manter limpas as suas roupas de trabalho.

Um jaleco sempre limpo não é apenas uma boa imagem para o profissional da saúde, mas também transmite confiança ao paciente, profissionalismo, seriedade e acima de tudo, cumprimento dos protocolos de higiene e segurança.

Por fim, não usá-lo fora do ambiente de trabalho, contribui para evitar contaminação e propagação de germes e bactérias perigosas, resistentes à antibióticos.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.