A bagagem de mão sempre é um item útil quando se trata de organizar seus pertences sem que seja necessário utilizar uma mala muito pesada. Nela, é recomendado levar itens essenciais, mas existem itens que não podem ser levados na bagagem de mão, e devem ser de conhecimento de todos os viajantes.
Este tipo de dúvida a respeito do que pode ou não ser incluído é comum, visto que a fiscalização das empresas antes do embarque pode variar. Tanto em voos nacionais quanto internacionais, é preciso se atentar a este detalhe.
Vale lembrar que a bagagem de mão é especificamente aquela que não precisa ser despachada durante o check-in. É possível levá-la para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa. Este pertence deve ficar acomodado no bagageiro superior ou embaixo da poltrona à frente da sua.
Em 2019, o tamanho da bagagem de mão passou por uma padronização. Agora, as medidas são as seguintes:
- Objeto pessoal como bolsa/mochila: 35 x 20 x 45 cm;
- Mala de no máximo 10 kg: 35 x 25 x 55 cm.
Seja como for, para entender mais sobre o assunto, confira abaixo alguns itens que não podem ser levados na bagagem de mão.
5 itens que não podem ser levados na bagagem de mão
1. Armas
No geral, qualquer tipo de arma não pode ser transportada na maioria dos casos, sejam viagens terrestres ou aéreas. No caso dos aviões, é expressamente proibido portar armas de fogo, pressão, choque elétrico, químicas, sprays de pimenta, ácidos, neutralizantes e estilingues. Também não é permitido levar réplicas de brinquedo.
2. Objetos pontiagudos ou cortantes
Ainda na mesma categoria, objetos como estiletes, machados, picadores de gelo, equipamentos de artes marciais, tesouras, canivetes, facas e navalhas devem ficar de fora da bagagem. Outros instrumentos multifuncionais que tenham lâminas maiores que 6 cm não devem ser levados.
3. Substâncias explosivas
Neste caso, entram também na lista substâncias incendiárias ou inflamáveis. Isso inclui munições, explosivos, fusíveis, detonadores, espoletas, granadas, minas, cartuchos, dinamite, estopins, pólvora, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros e repelentes em aerossol.
4. Ferramentas
Determinadas ferramentas de trabalho não devem ser transportadas na bagagem de mão. Este é o caso de pés de cabra, chaves, fendas e cinzéis com lâmina ou haste maior que 6 cm, serras, maçaricos, marretas, martelos, pistolas de prego, dispositivos de alarme, furadeiras e brocas.
5. Substâncias químicas
No caso das substâncias químicas, é proibido transportar cloro, baterias com líquidos corrosivos que possam derramar, ácidos, venenos, mercúrio, materiais infecciosos, radioativos e alvejantes líquidos.
Itens que podem ser transportados, mas causam dúvidas
Apesar da lista, existem alguns itens que podem ser transportados, mas por suas funções, são descartados por viajantes por via das dúvidas. Este é o caso de:
- Aparelhos de barbear em cartucho;
- Objetos com lâminas menores que 6 cm (canivetes, tesourinhas sem ponta, pinças, cortadores de unha);
- Aerossóis de higiene pessoal ou uso médico (quatro frascos de até 300 ml ou 300 g por passageiro);
- Termômetros;
- Relógio de pulso com alarme;
- Eletrônicos permitidos a bordo (a lista pode ser consultada com a companhia aérea).
Para voos internacionais, porém, existem restrições mais específicas. Não é permitido transportar em bagagens de mão líquidos e géis em embalagens de mais de 100ml. Igualmente, o limite máximo de líquidos é de 1 litro, em embalagens plásticas e transparentes.
É essencial que todos os líquidos ou géis estejam em embalagens plásticas, de modo que o agente de proteção possa inspecioná-los. Líquidos considerados perigosos não acessam áreas restritas de segurança, mesmo que tenham quantidade inferior a 100ml.
No caso de medicamentos com prescrição médica, alimentos de bebês e líquidos para dietas especiais só podem ser transportados em determinada quantidade, referente ao período total de voo. É preciso apresentá-las no momento da inspeção de segurança.