De um lado, temos a saturação em determinadas áreas e, por consequência, altos índices de desemprego. Do outro, existe a escassez de profissionais em alguns setores da nossa economia, por falta de qualificação. Diante de toda essa discrepância, não podemos duvidar de que o trabalho nunca vai desaparecer, por mais que ele sofra mudanças ao longo do tempo. Se você sonha em investir em uma carreira promissora, essa matéria selecionou 13 profissões com falta de mão de obra qualificada no Brasil.
Conheça quais são os cargos que têm vagas sobrando e que prometem salários atrativos para os profissionais mais competentes. Afinal de contas, atuar em uma profissão cuja área que não está saturada e não tem nenhuma chance de cair na obsolescência, é uma atitude sensata. Confira.
Profissões com falta de mão de obra qualificada
1) Detetive de Dados
Esse profissional é o responsável por coletar, interpretar, analisar, estruturar e gerir um imenso volume de dados provenientes da internet a respeito do comportamento, hábitos e costumes dos usuários. Eles deverão ser usados em prol do crescimento escalável de um negócio em seu mercado de atuação. A graduação exigida é no curso de Ciência de Dados.
2) Analista de TI
Outra das profissões com falta de mão de obra qualificada. O Analista de TI (Tecnologia da Informação) planeja, projeta, configura e administra as redes de computadores de uma organização, além de oferecer suporte técnico aos usuários (colaboradores). A graduação recomendada é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
3) Tecnólogo em Agricultura Digital
Essa também é mais uma das profissões com falta de mão de obra qualificada. Esse profissional é o responsável por aumentar a produção agrícola das fazendas de grande porte por meio da digitalização de processos. Para atuar nesse cargo, é necessário entender da área de Tecnologia da Informação (TI), bem como do funcionamento das práticas no campo. A formação indicada são cursos relacionados à agricultura de precisão e de utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para aperfeiçoar processos no campo.
4) Profissões com falta de mão de obra qualificada: Diretor de Negociações Éticas
As organizações estão cada vez mais preocupadas com a ética em seus negócios. Por isso, será necessário um profissional que seja capaz de supervisionar eventuais violações dos direitos humanos e a falta de compromisso com as questões ambientais, por parte das empresas. Para atuar nesse cargo, é exigido a formação em Administração de Empresas, Direito ou Filosofia.
5) Gerente de Negócios de Inteligência Artificial (IA)
Esse profissional é o responsável pela geração de valor, gestão e integração das equipes de desenvolvimento de produtos, vendas e marketing. Ou seja, o Gerente de Negócios de IA é um colaborador que tenha a capacidade de criar e implementar um modelo de vendas de produtos com base na Inteligência Artificial. A formação mais indicada é o curso de Administração de Empresas.
6) Engenheiro de Software
Pensou em profissões com falta de mão de obra qualificada? Essa jamais poderia faltar. O Engenheiro de Software é o responsável por projetar e direcionar o processo de criação e desenvolvimento de sistemas operacionais, softwares, programas de computadores e aplicativos para smartphones. A graduação no curso de Engenharia de Software é a mais recomendada.
7) Técnico de Saúde à Distância
A Inteligência Artificial (IA) também faz parte da área da Saúde. Os supercomputadores já são capazes de fazer diagnósticos e indicar possíveis tratamentos para os pacientes. Se você tem formação na área da Enfermagem, conhecimentos de informática e familiaridade com Tecnologia, poderá atuar nessa função e ganhar um alto salário, dependendo das suas competências.
8) Gerente de E-commerce
Mas uma das profissões com falta de mão de obra qualificada. Esse profissional é o responsável pela gestão completa de sites de lojas virtuais em geral. O Gerente de E-commerce precisa criar estratégias que façam um site de uma empresa que vende produtos pelos meios digitais aumentar o seu faturamento mensal. Se você é graduado no curso de Ciências da Computação ou em alguma outra área correlata, pode se dar bem trabalhando nesse cargo.
9) Profissões com falta de mão de obra qualificada: Analista de Preços
Esse profissional precisa fazer uma análise e definir os preços dos serviços ou produtos de uma empresa, com o objetivo de garantir uma maior lucratividade mensal para a mesma. Se você tem formação em Economia e entende bastante do funcionamento da dinâmica do mercado, que tal se tornar um Analista de Preços de uma grande companhia?
10) Especialista em Segurança da Informação
Esse profissional faz a gestão de todos os riscos relacionados à segurança das informações sigilosas de uma empresa que trafegam na internet, cujo gerenciamento é realizado por modernos sistemas de infraestrutura de TI. Ele precisa garantir que todos os dados confidenciais estejam armazenados em um ambiente 100% livre das temidas invasões virtuais. A graduação indicada é o curso de Segurança da Informação.
11) Gestor de Equipes Mistas Humano-Máquina
Pensou em profissões com falta de mão de obra qualificada? Essa também é uma delas. Com o avanço da automação em diversos setores da nossa economia, é necessário um profissional que seja especializado na interação entre robôs e humanos, já que ambos vão trabalhar em conjunto. Quem é formado em Psicologia pode se especializar ainda mais nessa área e se dar bem nela.
12) Motoristas
Você tem carteira de habilitação na categoria E, possui familiaridade com tecnologia e habilidades para transportar cargas Brasil afora? Tem muita vaga para Motorista sobrando por aí. Com carretas e caminhões cada vez mais modernos e tecnológicos, diversas transportadoras estão com dificuldades de contratar esse profissional, já que muitos não sabem operar corretamente um veículo de grande porte que vem cheio de recursos de segurança e novidades. Se arrisca?
13) Alfaiate Digital
Finalmente, a última das profissões com falta de mão de obra qualificada. Por causa da demanda do comércio online, surgiu a necessidade de um profissional que fosse capaz de criar roupas que tenham o caimento perfeito para os consumidores, tudo à distância. Se você tem familiaridade com tecnologia e formação na área de Moda e Costura, que tal investir nessa carreira?