TOP 7 profissões menos estressantes; confira a lista completa

Embora seja importante lembrar que o estresse pode variar dependendo de diversos fatores, essas profissões oferecem um ambiente geralmente mais tranquilo e menos estressante.

Por vezes, podemos ter a impressão de que qualquer profissão que escolhermos será extremamente estressante. No entanto, nem sempre isso é verdade. Existem várias áreas de atuação que oferecem carreiras mais tranquilas, onde não há emergências constantes, prazos apertados ou grande pressão por parte de clientes e gerentes.

continua depois da publicidade

Contudo, é importante salientar que qualquer profissão pode gerar algum grau de estresse. Afinal, conflitos e desafios fazem parte do dia a dia de todos nós. Portais como o Career Cast nos Estados Unidos mostraram, em 2019, que as profissões menos estressantes estavam concentradas nas áreas de saúde, estética e bem-estar. Por outro lado, neste ranking também podem figurar carreiras nas áreas de educação e arte, confira abaixo.

7 profissões menos estressantes

1. Bibliotecário

Leia também

A profissão de bibliotecário ocupa o primeiro lugar na lista das profissões menos estressantes. Estes profissionais trabalham em ambientes calmos e silenciosos, cercados por livros e conhecimento.

Suas principais atividades envolvem a organização do acervo, atendimento ao público e pesquisa. Essa carreira permite um ritmo mais tranquilo e a possibilidade de se aprofundar em diversos temas interessantes.

continua depois da publicidade

2. Costureiro

Costureiro é outra profissão que se destaca pela baixa carga de estresse. Esses profissionais têm habilidades técnicas para criar e reparar roupas e outros itens têxteis.

O trabalho de costureiro geralmente é realizado em ateliês ou em casa, o que proporciona um ambiente mais confortável e flexível. Além disso, a costura pode ser uma atividade terapêutica, permitindo que os profissionais expressem sua criatividade.

3. Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação, como dificuldades na fala e na audição. Embora esse profissional lide com desafios e casos complexos, sua área de atuação é considerada menos estressante devido ao ambiente de trabalho tranquilo e à possibilidade de ajudar as pessoas a melhorar sua comunicação e qualidade de vida.

continua depois da publicidade

4. Joalheiro

O trabalho de um joalheiro envolve a criação, design e produção de joias. Essa profissão permite um ambiente criativo e tranquilo, onde os profissionais podem dar asas à sua imaginação e criar peças únicas.

O ritmo laboral é geralmente mais flexível, e o contato com os clientes é frequentemente prazeroso, já que as joias costumam estar associadas a momentos especiais na vida das pessoas.

5. Massoterapeuta

Os massoterapeutas são especialistas em proporcionar alívio e bem-estar por meio de massagens terapêuticas. Essa profissão está em ascensão, devido à crescente demanda por serviços de relaxamento e saúde.

continua depois da publicidade

Trabalhar como massoterapeuta permite um ambiente tranquilo, onde os profissionais podem ajudar os clientes a reduzir o estresse e a tensão muscular, promovendo o equilíbrio físico e mental.

6. Nutricionista

O nutricionista é responsável por orientar e promover uma alimentação saudável, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Embora essa profissão possa envolver desafios, como lidar com casos de doenças crônicas, o ambiente de trabalho geralmente é calmo e os profissionais têm a oportunidade de fazer a diferença na vida dos seus pacientes, ajudando-os a adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

7. Professor universitário

Embora a carreira de professor possa ser desafiadora, ser um professor universitário oferece uma série de vantagens que tornam essa profissão menos estressante em comparação com outras áreas de ensino.

Estes profissionais têm mais autonomia em relação ao conteúdo e ao método de ensino, além de desfrutar de horários mais flexíveis. O contato com os estudantes universitários, que estão mais engajados e interessados no aprendizado, também contribui para um ambiente mais estimulante.

Quais as profissões mais estressantes?

De acordo com o site CareerCast.com dos Estados Unidos, as profissões mais estressantes são:

  • Piloto de avião;
  • Relações públicas;
  • Executivos de alto escalão;
  • Fotojornalista;
  • Repórter;
  • Executivo de contas;
  • Arquiteto;
  • Corretor de valores;
  • Técnico de emergência médica;
  • Corretor de imóveis.

Ainda conforme o site, as carreiras na área de Comunicação são frequentemente consideradas as mais estressantes, devido à necessidade de tomar decisões e divulgar notícias com base em informações limitadas e em prazos curtos.

Além disso, três critérios específicos são utilizados para mensurar o nível de estresse nesse campo: prazos apertados, exposição pública e a constante necessidade de interação com diversas pessoas.

Leia também

Concursos em sua
cidade