Tipos de nuvem: quais são, como se formam e curiosidades de cada uma

Está estudando Ciências da Natureza para as provas do certame, concurseiro? Então, conheça quais são os principais tipos de nuvem, descubra como elas se formam e fique por dentro de algumas curiosidades. 

Por

Elas estão presentes em todo o planeta, podem ser vistas a olho nu e deixam o visual do céu com uma aparência indescritível. Extremamente necessárias para transportar a chuva para as regiões mais longínquas, as nuvens também ajudam a manter a temperatura da Terra dentro de um limite tolerável. Mas você sabia que existem vários tipos de nuvem? É verdade. Elaboramos essa matéria que vai te mostrar quais são eles, como se formam e algumas curiosidades a respeito.

Continue conosco até o fim da leitura para conhecer um pouco mais sobre os tipos de nuvem e suas particularidades. Se você está estudando para encarar as provas de um concurso público, esse é um excelente momento para aprender um pouco mais e aumentar as suas chances de aprovação. Saiba mais sobre esse assunto.

Quais são os tipos de nuvem?

Leia também

As nuvens são imensos corpos formados por água e/ou gelo que ficam suspensos na atmosfera. A formação deles é resultado do processo de resfriamento do ar. As nuvens, que são classificadas de acordo com a sua aparência e altitude, são responsáveis pelas precipitações de granizo, chuva e neve, dentre outros fenômenos atmosféricos. Agora que você está a par do conceito, conheça os tipos de nuvem:

  • Cirrus: são nuvens bastante comuns em toda a atmosfera. Elas têm uma coloração branca, formato alongado e se localizam em uma altitude elevada.
  • Cirrocumulus: essa formação costuma ser muito extensa e apresentar coloração variada. Ela também se localiza em elevadas altitudes na atmosfera terrestre.
  • Cirrostratus: esse é um dos tipos de nuvem que geralmente cobrem boa parte ou, por vezes, todo o céu. Elas indicam o aumento significativo da nebulosidade em toda a atmosfera.
  • Altocumulus: são nuvens que costumam ter aspecto arredondado e pequenos cristais de gelo presentes em sua composição natural.
  • Altostratus: esse é outro dos tipos de nuvem que também cobrem a maior parte do céu, o que dificulta bastante a visibilidade dos astros e outros elementos celestes.
  • Stratus: essas nuvens, na maioria das vezes, cobrem todo o céu de maneira uniforme, o que é um indicativo da ausência de precipitações (são bastante comuns no inverno).
  • Stratocumulus: outro dos tipos de nuvem que possuem formato uniforme, não indicam precipitações e permitem a passagem da radiação solar.
  • Nimbostratus: essas formações possuem cor acinzentada e cobrem todo o céu. Elas são constituídas por volumosas camadas de nebulosidade e indicam precipitações.
  • Cumulus: esse é um dos tipos de nuvem mais conhecidos pelas pessoas. Tais formações são dispostas de maneira espaçada no céu e geralmente são nas cores cinza e/ou branca.
  • Cumulonimbus: essas nuvens indicam a ocorrência de diversos fenômenos atmosféricos, como chuvas volumosas, granizo e raios.

Como as nuvens se formam?

Agora que você conheceu os tipos de nuvem, sabe como elas se formam, concurseiro? Não? A formação das nuvens em geral, independentemente da sua classificação, acontece com o resfriamento do ar (e a consequente queda da temperatura) que se dá por meio das partículas que se encontram suspensas na atmosfera, em especial, por causa das formações de água e/ou gelo.

Tais formações ocorrem em virtude da transformação da grande quantidade de vapor presente na atmosfera, que passa do estado gasoso para o líquido, que é um processo conhecido como condensação. Ele também é considerado o principal responsável pela formação de outros fenômenos ocorridos na atmosfera, como a neblina, por exemplo.

Em suma, uma considerável quantidade de partículas de cristais de gelo e gotículas de água, que se elevam na atmosfera, é o que forma uma nuvem. À medida que tais elementos se aglutinam e ganham peso, eles acabam retornando para a superfície da Terra na forma de neve, chuva ou granizo.

Curiosidades sobre as nuvens

Viu como são vários os tipos de nuvem que provavelmente você não conhecia? Agora que conhece quais são eles, vamos te apresentar algumas curiosidades sobre essas formações tão presentes na atmosfera:

  • A mudança repentina no formato das nuvens acontece por causa dos processos de evaporação e condensação que ocorrem na camada atmosférica, que têm muito a ver com as estações do ano;
  • Geralmente, as nuvens são percebidas pelo olho humano como sendo brancas justamente por causa dos comprimentos deixados pela presença de água e cristais de gelo que estão presentes nessa formação;
  • Apesar de conseguirem flutuar na atmosfera, as nuvens podem apresentar um peso expressivo, dependendo da quantidade de água ou cristais de gelo acumulados;
  • Nuvens do tipo Cirrus são consideradas as mais elevadas na atmosfera, enquanto as Cumulus têm uma base bem mais baixa;
  • As nuvens Cumulonimbus, apesar de não serem tão elevadas, possuem um aspecto mais vertical, por causa da grande quantidade de água ou gelo em sua base, o que causa um certo peso;
  • Independentemente dos tipos de nuvem, a existência de qualquer uma dessas formações, até mesmo as mais carregadas como as Cumulonimbus, não são capazes de derrubar um avião.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade