Está estudando Ciências da Natureza para as provas do certame, concurseiro? Então, conheça quais são os principais tipos de nuvem, descubra como elas se formam e fique por dentro de algumas curiosidades.
Elas estão presentes em todo o planeta, podem ser vistas a olho nu e deixam o visual do céu com uma aparência indescritível. Extremamente necessárias para transportar a chuva para as regiões mais longínquas, as nuvens também ajudam a manter a temperatura da Terra dentro de um limite tolerável. Mas você sabia que existem vários tipos de nuvem? É verdade. Elaboramos essa matéria que vai te mostrar quais são eles, como se formam e algumas curiosidades a respeito.
Continue conosco até o fim da leitura para conhecer um pouco mais sobre os tipos de nuvem e suas particularidades. Se você está estudando para encarar as provas de um concurso público, esse é um excelente momento para aprender um pouco mais e aumentar as suas chances de aprovação. Saiba mais sobre esse assunto.
As nuvens são imensos corpos formados por água e/ou gelo que ficam suspensos na atmosfera. A formação deles é resultado do processo de resfriamento do ar. As nuvens, que são classificadas de acordo com a sua aparência e altitude, são responsáveis pelas precipitações de granizo, chuva e neve, dentre outros fenômenos atmosféricos. Agora que você está a par do conceito, conheça os tipos de nuvem:
Agora que você conheceu os tipos de nuvem, sabe como elas se formam, concurseiro? Não? A formação das nuvens em geral, independentemente da sua classificação, acontece com o resfriamento do ar (e a consequente queda da temperatura) que se dá por meio das partículas que se encontram suspensas na atmosfera, em especial, por causa das formações de água e/ou gelo.
Tais formações ocorrem em virtude da transformação da grande quantidade de vapor presente na atmosfera, que passa do estado gasoso para o líquido, que é um processo conhecido como condensação. Ele também é considerado o principal responsável pela formação de outros fenômenos ocorridos na atmosfera, como a neblina, por exemplo.
Em suma, uma considerável quantidade de partículas de cristais de gelo e gotículas de água, que se elevam na atmosfera, é o que forma uma nuvem. À medida que tais elementos se aglutinam e ganham peso, eles acabam retornando para a superfície da Terra na forma de neve, chuva ou granizo.
Viu como são vários os tipos de nuvem que provavelmente você não conhecia? Agora que conhece quais são eles, vamos te apresentar algumas curiosidades sobre essas formações tão presentes na atmosfera:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade