Saiba quando o airbag é acionado e como ele funciona

Item de segurança é obrigatório e indispensável para motorista e passageiros presentes em veículos automotores.

O trânsito intenso das grandes cidades é motivo de preocupação para a maioria dos motoristas que estão nas ruas todos os dias. Hoje em dia, com a tecnologia dos carros cada vez mais avançada, o airbag é um item de segurança indispensável, acionado para proteger os ocupantes do carro.

continua depois da publicidade

Dessa forma, o airbag é um item que tem acionamento inteligente e, antes de funcionar, o sistema de airbags de cada carro leva em conta uma série de critérios como a desaceleração, velocidade e peso dos ocupantes.

Sensores também ajudam no funcionamento dos airbags e, após uma colisão, o carro só aciona as bolsas necessárias. Nesse sentido, o airbag enquanto item de segurança é imprescindível e por isso é interessante saber quando o airbag é acionado e como ele funciona.

Quando o airbag é acionado

Leia também

O airbag de um carro é composto por uma série de equipamentos. O "cérebro" do airbag é representado por sensores e o módulo, responsáveis por medir a pressão dos freios durante a frenagem; a velocidade das rodas e condições dos ocupantes do carro.

continua depois da publicidade

Sensores são responsáveis por enviar informações sobre a unidade de controle do airbag. Após uma análise das condições, o módulo promove algumas alterações, como trava automática das portas e cintos de segurança, acionamento do airbag do motorista, do passageiro ou das laterais.

Após o acionamento dos airbags, os sensores informam ao gerador de gás que é hora de insuflar a bolsa de ar. A capa tem espessura de 2 a 3 mm e é feita com um material resistente e especial, capaz de segurar o rompimento do material.

continua depois da publicidade

A seguir, a bolsa de ar se esvazia com a ajuda de furos localizados na lateral e na parte traseira, e pode absorver o impacto do passageiro.

Cuidados para não se machucar com o airbag durante um acidente

Mesmo sendo um item de segurança, o airbag também pode fazer o efeito contrário e acabar machucando um ocupante do veículo, de acordo com o seu funcionamento. Outro item de segurança obrigatório, o cinto de segurança é uma forma de evitar machucados mais sérios durante uma colisão.

Nesse sentido, existem uma série de cuidados necessários e indicados para motoristas e passageiros de veículos automotores que devem ser observados. Confira a seguir alguns cuidados para não se machucar com o airbag durante um acidente:

continua depois da publicidade
  • Procure dirigir o veículo a uma distância de 25 centímetros do volante. Essa medida ajuda a garantir a proteção contra o gás que aciona a bolsa de ar;
  • Motoristas devem dirigir com as mãos nas laterais do volante, para que fique mais fácil confortável a direção sem os braços completamente esticados;
  • O passageiro sentado no banco da frente deve se manter a 40 centímetros do painel;
  • Evite colocar os pés no painel, pois o airbag pode quebrar as pernas do passageiro durante a colisão.

Tipos de airbag

Os airbags são bolsas de ar localizadas em pontos estratégicos dos carros para evitar que os ocupantes se machuquem. Dessa forma, dentro de um veículo, eles estão localizados em toda a parte dos carros praticamente. Confira:

  • Duplo frontal – O tipo mais comum. Obrigatório, suas bolsas normalmente estão dentro do volante e no painel localizado em frente ao banco do passageiro. Protege o peito e a parte frontal dos ocupantes;
  • Cortina – A bolsa de ar se expande da lateral superior do carro, cobrindo toda a janela do veículo. O sistema reduz os impactos em regiões como a cabeça (acidentes laterais) e protege os passageiros de possíveis resíduos de vidro;
  • Lateral – Localizado na lateral, este tipo de airbag tem como função proteger os ocupantes e a parte lateral de seus corpos de acidentes.
Leia também

Concursos em sua
cidade