Se você é um concurseiro que está em uma relação amorosa em que não existe apoio, concessões e muita cumplicidade, é bem possível de estar vivendo um relacionamento ruim ou até mesmo tóxico. Afinal, ambos os parceiros precisam estar na mesma sintonia para tudo fluir bem.
Por isso, conheça cinco sinais que indicam que você pode estar imerso em um relacionamento tóxico sem saber. Analise cada um deles e observe se isso vem acontecendo com frequência entre você e a pessoa amada.
Veja os sinais que indicam um relacionamento tóxico
1. Desmerece seus objetivos e conquistas
Quando o(a) parceiro(a) vive desmerecendo os seus objetivos e conquistas, mesmo que sejam pequenas, é bem provável de você estar inserido em um relacionamento tóxico. Uma atitude dessas não é esperada de uma pessoa do seu convívio diário, certo?
Se a pessoa amada vive fazendo pouco caso ou, por vezes, até debocha dos seus objetivos profissionais, que é entrar para a carreira pública, ou faz piada de quando você alcança uma meta durante a fase de estudos para as provas, é melhor repensar a sua relação, concurseiro.
Isso pode te fazer sofrer e ficar com baixa autoestima, já que pode parecer que você não é capaz de passar em um concurso e que todo esse empenho é a mais pura perda de tempo. Não contar com o apoio do(a) parceiro(a) para o que der e vier, pode ser frustrante para qualquer um.
2. Relacionamento tóxico: sempre quer ter a razão
Outro sinal de que o concurseiro está em um relacionamento tóxico. Se a pessoa que te jurou amor eterno sempre quer ter a razão durante as discussões e não quer nem escutar aquilo que você tem para dizer, é melhor ficar atento para esse tipo de atitude. Somos seres humanos e, vez ou outra, podemos estar equivocados.
Por exemplo, se o(a) parceiro(a) chega em casa do trabalho, te encontra estudando para as provas do concurso, coloca uma música alta… E, quando você vai falar com a pessoa sobre a sua situação, ela te ignora por achar que está com toda a razão do mundo, essa relação pode não ter futuro.
Uma pessoa que sempre acha que está com a razão, mesmo quando não está, se revela um egoísta nato que não dá a mínima para as necessidades alheias. Se o seu parceiro (a) quer sempre ter razão e acha que os outros é que precisam entender o seu lado, é questão de tempo para a insatisfação tomar conta do pedaço.
3. Menospreza os problemas do seu dia a dia
Outro indicativo de que o concurseiro está inserido em um relacionamento tóxico. Se a pessoa amada vive menosprezando os seus problemas do dia a dia, não respeita o seu cronograma de estudos ou não dá a mínima se você está com dificuldades de aprender, é melhor repensar essa relação.
Um parceiro(a) que faz de conta que desconhece suas fraquezas e angústias não merece a sua consideração e afeto. Esse tipo de atitude nada saudável pode indicar que o amor (pelo menos da parte da outra pessoa) já acabou ou está prestes a sumir por completo.
É bastante provável que você possa estar pensando “logo por quem eu fui me apaixonar”, certo? Mas a culpa de estar em um relacionamento em que a toxicidade é evidente não é sua, concurseiro. Por isso, relaxa. Afinal, nunca é fácil terminar uma relação amorosa.
4. Nunca leva em consideração o que você fala
Um relacionamento tóxico é percebido de longe quando a pessoa amada nunca leva em consideração nada daquilo que você fala, mesmo que seja algo de interesse do casal. Isso é sinal de que a suas palavras para ela não significam absolutamente nada, o que pode ser desanimador.
Mesmo que você diga que acertou quase todas as questões do simulado do cursinho preparatório ou que o seu aprendizado está cada vez mais eficiente e que a sua aprovação no concurso pode estar perto, se o(a) parceiro(a) se mostrar indiferente, a sua relação precisa ser revista.
Se uma situação dessas afeta em cheio as suas emoções, recomendamos procurar ajuda profissional. Um bom acompanhamento psicológico pode ajudar o concurseiro que está sofrendo com uma relação que não consegue terminar. E isso não é vergonha ou fraqueza.
5. Constantemente te convence a mudar seus planos
Por fim, outro sinal de que o concurseiro está em um relacionamento tóxico é esse. Se a pessoa amada sempre fica tentando te convencer a mudar seus planos ou faz de tudo para que você desista de tentar uma carreira pública, é sinal de que os seus objetivos pouco importam para ela.
Essa atitude revela imaturidade e um egoísmo sem igual. Por isso, se o seu parceiro (a) fica insistindo para que você mude os seus planos profissionais, por mero interesse dele (a), é um clássico sinal de que a sua relação amorosa não terá um futuro brilhante.