Quando começa o Horário de Verão neste ano? Ele vai voltar?

Novos estudos foram feitos por parte do governo federal para avaliar a possibilidade do retorno do Horário de Verão. Saiba mais!

Entre outras razões, o Horário de Verão foi implementado no país para evitar o consumo excessivo de energia elétrica durante momentos de pico. A ideia, então, seria de adiantar o relógio em 1 hora para que a luz do Sol ainda pudesse iluminar os comércios e casas da população.

continua depois da publicidade

Geralmente, o Horário de Verão costuma começar durante os primeiros finais de semana do mês de outubro, terminando em fevereiro do ano posterior. Mas vale relembrar que a prática deixou de ser adotada em 2019 após constatarem, em estudos, que a medida não trazia redução significativa no consumo da energia elétrica no país.

Mas, de lá para cá, novos estudos foram feitos por parte do governo federal para avaliar a possibilidade do retorno do Horário de Verão. O presidente atual da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a fazer uma enquete no Twitter para saber a opinião pública sobre o assunto.

Leia também

A maioria dos votantes se mostraram favoráveis ao retorno do Horário de Verão por motivos diversos. Mas, afinal de contas, teremos que adiantar o relógio em 1 hora neste ano de 2023? O que temos de confirmado ou não por parte do governo federal?

continua depois da publicidade

Em nossa matéria, você confere como está a discussão a respeito do assunto. Confira até o final e fique atualizado a respeito do retorno (ou não) do Horário de Verão. Não se esqueça de conferir mais conteúdos sobre o Brasil e o mundo em nosso site.

Temos inúmeros artigos sobre como economizar energia, por exemplo, além de curiosidades científicas que podem ajudar as pessoas que estão prestando concursos públicos. Tudo com leveza e com a qualidade que você merece.

Haverá Horário de Verão ainda em 2023?

Até o momento, o governo brasileiro ainda não emitiu um parecer oficial sobre a retomada do Horário de Verão no país. Ainda estão sendo feitos estudos para avaliar a possibilidade, sendo encabeçados pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

continua depois da publicidade

Em nota divulgada para a imprensa, a pasta disse que, com o crescimento da “micro e minigeração distribuída”, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite. Isso poderia ser amenizado com a adoção da política.

Antes de concluir os estudos, o MME deverá analisar outros fatores que está intimamente relacionados ao assunto, como o aumento de consumo da energia elétrica em determinados períodos do dia e, também, as condições do Sistema Interligado Nacional.

Por fim, até o momento, não será necessário ajustar o relógio porque o Horário de Verão ainda não foi retomado no país. Se isso realmente acontecer, o governo federal emitirá uma nota para explicar a retomada da medida e quais motivos levaram a isso.

Leia também

Concursos em sua
cidade