Você já se perguntou qual seria o melhor horário para dormir à noite? Para quem sente que está sempre cansado, saber a resposta para essa pergunta pode ser fundamental.
Muito além do cansaço, a falta de sono possui outras consequências perigosas. Problemas de saúde e pouca produtividade, por exemplo, podem ser esperados para quem pensa que dormir é um hábito subestimado.
Diante da pouca importância que muitas pessoas dão para a cura do sono, um estudo revelou os benefícios de descansar bem – e na hora certa. Para entender melhor, confira abaixo qual o melhor horário para dormir à noite.
Qual o melhor horário para dormir à noite?
Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal revelou que sequer é preciso ir se deitar tão cedo para aproveitar os benefícios de uma boa noite de sono.
De acordo com os pesquisadores, as pessoas que costumam ir dormir entre as 22 e as 23 horas não apenas dormem melhor.
Esses indivíduos também têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que quem o faz mais cedo ou mais tarde.
A pesquisa reuniu mais de 88 mil voluntários entre 45 e 79 anos. Por uma semana, o sono de cada um foi monitorado utilizando dispositivos em seus pulsos.
Junto disso, os participantes responderam perguntas a respeito de seus hábitos e estilo de vida.
A partir de então, os pesquisadores acompanharam possíveis problemas cardiovasculares e ataques cardíacos nesses voluntários por cinco anos e meio.
Resultados da pesquisa
Comparado ao período de sono que começava entre as 22 até as 22:59 horas, as taxas de doenças cardiovasculares eram 25% maiores quando os participantes iam dormir à meia-noite ou mais tarde.
Enquanto isso, as taxas eram 12% maiores quando o sono começava às 23 horas, e 24% maiores ao dormir antes das 22 horas.
Os resultados não provam que dormir mais cedo ou mais tarde pode promover doenças cardíacas. Contudo, horários de sono desabituados podem interromper o relógio biológico de 24 horas do corpo, ou o ritmo circadiano.
As pessoas que costumam ficar acordadas para além da meia-noite sofrem riscos maiores pelo fato da possibilidade de verem a luz do dia ser menor, o que reseta o relógio biológico.
O ritmo circadiano
O ritmo circadiano, também conhecido como relógio biológico, é responsável por regular as atividades diárias do organismo por cerca de 24 horas.
Todos os seres vivos possuem esse mecanismo interno, e ele serve para fazer com que o corpo funcione dentro de um cronograma, tanto pelo dia quanto pela noite.
Basicamente, essa é a representação biológica interna de um dia. Como um alarme, ele é fundamental para entregar a substância correta nas concentrações ideais para órgãos específicos, e na hora certa.
Existe uma conexão importante entre o ritmo circadiano e a liberação da melatonina, hormônio responsável por induzir o sono.
Ao ir dormir mais cedo do que o intervalo recomendado, será mais difícil adormecer porque a melatonina ainda não foi secretada da forma ideal.
Por outro lado, quanto mais tarde alguém adormecer, maiores serão as chances da privação do sono aumentar, o que faz com que problemas colaterais surjam mais facilmente.