Por que às vezes pulamos na cama quando estamos pegando no sono?

Os espasmos do sono, ou mioclonias do sono, explicam por que às vezes pulamos na cama quando estamos quase dormindo.

Para entender por que às vezes pulamos na cama quando estamos quase dormindo, é importante conhecer os ciclos de sono e possíveis interrupções nesse processo. Mais do que a sensação de estar caindo ou batendo em algo com intensidade, esses eventos podem causar espasmos fortes os suficiente para despertar o indivíduo.

continua depois da publicidade

No geral, esses abalos são conhecidos como mioclonias e referem-se a algumas contrações involuntárias que atingem os músculos individualmente ou abalam um grupo muscular inteiro. Porém, podem indicar um problema de saúde relacionado ao sono. Saiba mais informações a seguir:

Por que às vezes pulamos na cama quando estamos pegando no sono?

Em primeiro lugar, o nome dessas contrações involuntárias é mioclonia. Esse fenômeno pode incluir a contração dos braços e das pernas, contrações musculares que se assemelham a um tipo de choque ou uma resposta a estímulos externos, como luz ou ruído.

Leia também

As mioclonias acontecem por conta própria, e não são nenhum tipo de anormalidade no sistema nervoso. Desse modo, diferem-se dos sintomas comuns à Doença de Alzheimer ou Doença de Parkinson, não equivalem à epilepsias ou crises musculares.

continua depois da publicidade

Apesar disso, as mioclonias do sono variam de acordo com a idade do indivíduo e o quadro geral de saúde. Em bebês e crianças, é comum acontecer por conta do processo natural de maturação do cérebro, quando a criança está desenvolvendo habilidades durante o momento da vigília e do sono.

Nos adultos, por sua vez, esses mecanismos e habilidades já estão desenvolvidos, mas os espasmos acontecem porque os ciclos do sono são mais longos. Comumente, a mioclonia ocorre por conta da privação de sono, excesso de estresse, fadiga crônica e até excesso de cafeína no organismo.

continua depois da publicidade

Nesse processo, existem estímulos excessivos no cérebro que causam uma divergência na interpretação dos momentos em que a pessoa está dormindo e está acordada, causando os abalos. Estima-se que 60 a 70% da população mundial já experimentou esse evento em algum momento, mesmo sem perceber.

Comumente, esse fenômeno acontece nos estágios mais leves do sono, no período em que a pessoa está adormecendo ou entrando no estágio REM, de sono mais profundo. Apesar de não ser considerado uma enfermidade, algumas vezes pode representar um distúrbio de sono mais grave.

De acordo com os especialistas, os espasmos são resultados do relaxamento dos músculos, pois nesse processo o corpo passa por mudanças na temperatura e no ritmo respiratório. Porém, em alguns momentos o cérebro identifica esses acontecimentos como sinônimo de queda ou perda de equilíbrio.

continua depois da publicidade

Como garantir mais qualidade ao sono?

1) Evite estímulos antes de dormir

Desligue os aparelhos eletrônicos, como televisão e celulares, até 1 hora antes de dormir, pois assim você reduz o número de estímulos e consegue induzir o relaxamento com mais facilidade. Ao desligar os dispositivos, você diminui a quantidade de informações que o cérebro está processando.

2) Experimente a leitura no horário de dormir

Troque os estímulos das telas pelo ritmo constante da leitura, seja de um livro ou de uma revista. Segundo os pesquisadores, a leitura trabalha regiões do cérebro de maneira saudável, estimulando a memória, aprendizagem, cognição e interpretação enquanto gera bem-estar ao organismo.

Ao longo da leitura, os batimentos cardíacos entram em um ritmo mais tranquilo e há uma redução significativa nos níveis de atividade cerebral. Como consequência, o relaxamento progressivo auxilia na descontração dos músculos, equilíbrio da respiração e da pressão arterial.

3) Organize o ambiente de forma favorável

Deixe as luzes mais baixas, coloque o ar condicionado em uma temperatura confortável ou ligue o ventilador, aposte em um aromatizador de ambientes com óleos essenciais de lavanda ou alecrim e desfaça a cama para o seu descanso. Organizar o ambiente em que você vai dormir é fundamental para garantir qualidade durante a noite de sono.

Aposte em roupas de camas mais confortáveis e troque regularmente os lençóis para garantir ainda mais relaxamento. Evite levar os aparelhos eletrônicos e itens de trabalho para o ambiente de descanso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade