O inglês é, sem dúvida, um dos idiomas mais influentes do planeta. Sua relevância transcende as fronteiras de nações como os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, consolidando-se como uma língua essencial para a comunicação internacional.
É predominante tanto no mundo digital quanto no comércio, o inglês é o idioma dominante da era atual e, provavelmente, das gerações futuras.
Em relação aos países que adotam o inglês como segunda língua, você sabia que ele é reconhecido como tal em mais de 60 nações? Veja quais são elas a seguir.
Quais países adotam o inglês como segunda língua?
O inglês é reconhecido como língua oficial em diversas nações, abrangendo tanto antigas colônias britânicas quanto territórios associados à Commonwealth.
Por outro lado, é a língua secundária dos países listados abaixo, embora em muitos deles não faça parte do ensino obrigatório nas escolas.
- Anguila;
- Argentina;
- Bahamas;
- Bahrein;
- Bangladesh;
- Barbados;
- Bélgica;
- Belize;
- Bermudas;
- Botsuana;
- Butão;
- Camarões;
- Camboja;
- Canadá;
- Chipre;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Cuba;
- Curaçao;
- Dinamarca;
- Dominica;
- Emirados Árabes Unidos;
- Eritreia;
- Fiji;
- Filipinas;
- Finlândia;
- Gâmbia;
- Gana;
- Gibraltar;
- Guam;
- Guiana;
- Holanda;
- Hong Kong (China);
- Ilha de Man;
- Ilha Pitcairn;
- Ilhas Cayman;
- Ilhas Cook;
- Ilhas Malvinas;
- Ilhas Marianas do Norte;
- Ilhas Marshall;
- Ilhas Salomão;
- Ilhas Virgens Britânicas;
- Irlanda;
- Israel;
- Jamaica;
- Jersey;
- Jordânia;
- Kuwait;
- Lesoto;
- Libéria;
- Luxemburgo;
- Malawi;
- Maldivas;
- Malta;
- Maurícia;
- Menorca;
- Micronésia;
- Mianmar;
- Namíbia;
- Nauru;
- Nigéria;
- Noruega;
- Nova Zelândia;
- Paquistão;
- Palau;
- Papua-Nova Guiné;
- Polônia;
- Quênia;
- Ruanda;
- Samoa Americana;
- Santa Helena;
- Seicheles;
- Serra Leoa;
- Singapura;
- Somalilândia;
- Sri Lanka;
- Essuatíni;
- Suécia;
- Sudão;
- Tanzânia;
- Tonga;
- Tuvalu;
- Uganda;
- Zâmbia;
- Zimbábue.
Qual a origem da língua inglesa?
O inglês pertence ao ramo ocidental das línguas germânicas e foi introduzido na Grã-Bretanha por colonizadores germânicos originários das regiões que hoje correspondem ao noroeste da Alemanha, ao sul da Dinamarca e à Holanda.
Durante as invasões vikings dos séculos VIII e IX, recebeu influências nórdicas, bem como sofreu uma transformação significativa após a conquista normanda da Inglaterra em 1066, com a elite dominante inserindo um vasto léxico francês.
Com o passar dos séculos, o inglês absorveu elementos de diversas línguas, como o latim, o grego, o holandês, e mais recentemente, o francês, o alemão e o espanhol, enriquecendo seu vocabulário com uma variedade de termos emprestados.
Nos últimos séculos, o idioma consolidou-se como a língua dominante nos campos dos negócios, da tecnologia, da ciência e da cultura. Atualmente, estima-se que mais de 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo falem inglês.
Dada essa vasta comunidade de falantes, não é surpreendente que o inglês tenha se estabelecido como a língua de escolha para a comunicação internacional.
Além disso, é a língua oficial de inúmeras empresas multinacionais, tornando-se uma habilidade essencial para aqueles que aspiram trabalhar nessas organizações.
Inglês no mundo e sua importância
Como mencionado anteriormente, milhões de pessoas ao redor do mundo falam inglês, que é uma das seis línguas oficiais reconhecidas pelas Nações Unidas.
Ele é fundamental no cenário global, sendo a língua predominante nos negócios internacionais e uma competência essencial no mercado de trabalho, com aproximadamente 25% das vagas de emprego requerendo proficiência no idioma.
Isso é corroborado por uma pesquisa da Ipsos, que revelou que em 26 países, o inglês é frequentemente utilizado para comunicação com clientes e parceiros internacionais.
Além disso, o inglês é um dos dez idiomas mais usados na internet, e a escolha preferencial para o aprendizado de uma segunda língua, devido às oportunidades que oferece, como intercâmbios, bolsas de estudo, especializações e cursos de pós-graduação.
.