Elas são verdadeiras obras-primas da Engenharia, mostram o ápice da arquitetura e de toda descomunal beleza artística da era da Antiguidade. Todas as sete maravilhas do Mundo Antigo são obras surpreendentes e nos mostram como a imaginação do homem sempre foi fértil, bem como a sua inquestionável capacidade, desde os tempos primórdios. Mas o que será que aconteceu com cada uma dessas sete maravilhas do Mundo Antigo?
Elaboramos essa matéria que vai te apresentar cada uma delas e revelar os mistérios que permeiam essas obras colossais que almejavam os céus e desafiavam as limitações do tempo. Se você é um concurseiro fã de História, embarque conosco nessa jornada do conhecimento e fique por dentro deste assunto.
Quais eram as sete maravilhas do Mundo Antigo?
1) Grande Pirâmide de Gizé
Imponente, gigantesca e única. Essas são as definições da Grande Pirâmide de Gizé, que foi construída por volta do ano de 2500 a.C., para servir de abrigo para a tumba do poderoso Faraó Quéops. Pelo visto, o tempo não foi implacável com essa obra, já que está de pé até hoje.
Ela tem 146 metros de altura e foi considerada a estrutura mais alta do planeta durante vários séculos. Por causa de uma erosão da camada externa de calcário, a Grande Pirâmide de Gizé acabou perdendo oito metros. Mas esse detalhe não a fez deixar de ser um dos pontos turísticos mais procurados atualmente.
2) Jardins Suspensos da Babilônia
Outra das maravilhas do Mundo Antigo. O majestoso império de Nabucodonosor foi o principal responsável por essa obra escultural e grandiosa, que ficava localizada na região da Babilônia, e é citada até mesmo no livro mais antigo do mundo: a bíblia sagrada. Estima-se que os Jardins Suspensos tenham sido construídos por volta do ano 600 a.C.
A obra, que foi um presente do rei para a sua esposa, era única. Tinha uma vegetação exótica que era irrigada por um complexo sistema de bombas que usava a água do Rio Eufrates. Tudo foi destruído por volta do século II a.C. por causa de um terremoto.
3) Maravilhas do Mundo Antigo: Estátua de Zeus
Conhecida como lar dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a cidade grega de Olímpia acabou servindo de inspiração para um famoso escultor da época: Fídias. Lá, ele ergueu a Estátua do Deus Zeus, que ficava no Templo de Zeus.
Construída no ano de 435 a.C., essa magnífica obra era a representação do Deus da famosa mitologia grega sentado em um chamativo trono de cedro e com um belo ornamento em marfim, ouro, ébano, além de várias pedras preciosas. De acordo com Arqueólogos, a estátua foi destruída no ano de 426 d.C., juntamente com o templo.
4) Templo de Ártemis
Pensou nas maravilhas do Mundo Antigo? Localizado na cidade turca de Éfeso, o Templo de Ártemis foi erguido para homenagear a deusa grega da caça. A construção era feita de mármore branco, tinha diversas esculturas, 127 colunas, várias estátuas e ocupava uma área de seis mil metros quadrados.
A majestosa obra foi reconstruída por diversas vezes, ao longo do tempo. No ano de 401 d.C., não restava praticamente nada da sua estrutura original, que acabou se esfacelando totalmente. Os fragmentos podem ser vistos no Museu Britânico de Londres.
5) Mausoléu de Halicarnasso
Localizada no império Persa, essa belíssima e estilosa construção tinha três níveis, era feita de mármore branco e fazia menção aos diferentes tipos de arquitetura existentes naquelas priscas eras. Após falecer, o imperador Mausolo foi sepultado naquele local.
Tempos depois, a viúva contratou os quatro melhores artistas gregos que viviam na região para cercar o espaço com esculturas belas e icônicas. No apogeu da Idade Média, a obra sucumbiu ao tempo e aos constantes terremotos da região.
6) Maravilhas do Mundo Antigo: Colosso de Rodes
Se você fosse até a ilha grega de Rodes, seria recebido por uma imponente estátua de 33 metros de altura do deus grego Hélio, que foi construída entre os anos 292 e 280 a.C. pelo renomado escultor Carés de Lindos.
A obra tinha o intuito de prestar uma honrosa homenagem à brilhante vitória contra o exército de Demétrio, que foi derrotado no ano 304 a.C. Mas a estátua foi totalmente destruída por um terremoto apenas 56 anos depois da sua construção. Durante cerca de 800 anos, as ruínas dela atraíram milhares de turistas de várias partes do mundo.
7) Farol de Alexandria
A última das maravilhas do Mundo Antigo. Projetada e construída pelo famoso arquiteto grego Sóstrato de Cnido, entre os anos 247 e 285 a.C., o Farol de Alexandria tinha 140 metros de altura e foi criado para facilitar as atividades de navegação até o porto da cidade.
Ele poderia ser visto a 48 quilômetros de distância e, até hoje, o seu protótipo serve como base para a construção de outros faróis. A estrutura acabou sucumbindo para vários terremotos que aconteceram ao longo do tempo. As últimas ruínas se esfacelaram no século XV.