Profissões ligadas à matemática têm mais estabilidade, revela estudo

Um estudo revela que profissionais da área de matemática têm mais estabilidade que os demais. Entenda abaixo.

As profissões ligadas à área da matemática possuem mais estabilidade que as demais em tempos de crise. A afirmação é o resultado de uma pesquisa conduzida pelo Itaú Social, com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

continua depois da publicidade

De acordo com o estudo, a qualidade dos empregos ligados à matemática é maior quando se trata da resiliência em situações de emergência. Isso inclui o fato demandarem mais especialização do que outras profissões não vinculadas à disciplina. 

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo mais detalhes a respeito da pesquisa que reflete sobre como as profissões ligadas à matemática têm mais estabilidade. 

Profissões ligadas à matemática têm mais estabilidade, de acordo com estudo

Leia também

O rendimento de profissionais atuantes em áreas ligadas à matemática corresponde a 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. 

continua depois da publicidade

Esse é um dos resultados do estudo realizado pelo Itaú Social, em parceria com o IMPA, "Contribuição da Matemática para a economia brasileira". 

Com base na pesquisa, ocupações do tipo podem oferecer salários até 119% maiores do que a média de outros cargos.

Só no terceiro trimestre de 2023, por exemplo, o rendimento médio de tais profissões foi de R$ 3.520. O valor corresponde ao dobro do valor médio de outras categorias, que chegaram a R$ 1.607.

Além disso, o estudo mostra que o percentual de profissionais ligados à área no Brasil é mais baixo do que em relação a outros países, como os europeus.

continua depois da publicidade

Enquanto os números chegam a 7,4% em solo brasileiro, na Europa, cerca de 10% da população ocupa cargos do tipo.

Nesse sentido, no Brasil, ocupações relacionadas à matemática estão concentradas em áreas de tecnologia de informação e serviços administrativos. 

Isso inclui serviços financeiros, serviços jurídicos e contábeis e atividades tradicionalmente ligadas à arquitetura e engenharia, por exemplo.

Por sua vez, no continente europeu, as áreas mais comuns são a inovação e desenvolvimento tecnológico, como é o caso da engenharia e pesquisa. 

continua depois da publicidade

Outras questões do estudo

Uma forma de entender o motivo de empregos do tipo serem considerados mais formais e estáveis em momentos de crise é a alta escolarização desses trabalhadores.

De acordo com o estudo, indivíduos que possuem níveis maiores de escolarização são capazes de ser menos vulneráveis em casos de eventuais substituições. Afinal, ocupam cargos que exigem especialização maior.

Por outro lado, as desigualdades de raça e gênero são especialmente reforçadas em ocupações da matemática. Essas profissões possuem uma participação maior de pessoas brancas (66%) e homens (69%).

Seja como for, entre o período de 2012 e 2023, a proporção de pessoas pretas, pardas e mulheres teve um ligeiro aumento. Ela passou de 33% para 36% (pessoas negras) e 28% para 31% (mulheres).

Junto disso, a maioria dos profissionais da área estão localizados nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com os dados da pesquisa, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul são os que mais abrigam esses indivíduos.

De modo que fosse possível avaliar as questões levantadas, o estudo utilizou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade