Proativo ou pró-ativo: saiba qual é a maneira certa de escrever

Proativo e pró-ativo são palavras muito utilizadas no mundo corporativo. Saiba como escrever o termo da forma certa.

Sentir dúvidas ao precisar lidar com uma ou outra palavra da Língua Portuguesa é um problema que a maioria dos falantes do idioma já enfrentou alguma vez na vida. Afinal, com um vocabulário tão extenso, esquecer-se de detalhes como um hífen ou onde determinadas letras devem ir é comum, e um dos exemplos mais frequentes é a dúvida entre “proativo” e “pró-ativo”: qual seria a versão correta?

continua depois da publicidade

Apesar do que muitos imaginam, no caso desses dois termos, resolver o problema pode ser mais simples do que parece. Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo qual a grafia correta do termo e não cometa mais o mesmo erro.

Proativo ou pró-ativo?

Leia também

Quando alguém deseja elogiar um colega de trabalho que é famoso por antecipar as necessidades da equipe e está sempre disposto a ajudar, é possível utilizar tanto “proativo” quanto “pró-ativo”. Ambas as formas estão registradas nos dicionários e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e, por tal motivo, estão corretas.

Os termos são muito utilizados em contexto laboral, e os adjetivos indicam pessoas prestativas e que demonstram iniciativa, que autonomamente antecipam possíveis problemas e situações desejadas, assim tomando as medidas necessárias para evitá-las.

continua depois da publicidade

No caso de “pró-ativo”, o prefixo “pró-” tem origem latina, e exprime ideias como “diante de”, “a favor de”, “segundo”, “conforme” e “sobre”. Quando for tônico, ou seja, com acento agudo, e autônomo, deve ser seguido por hífen. Outros exemplos similares são “pró-vida”, “pós-graduação” e “pré-fabricado”.

Tanto “proativo” quanto “pró-ativo” são aceitas pelo fato de que a palavra possui duas origens distintas em sua formação. A primeira é apenas uma integração à língua, por meio de um neologismo do vocabulário inglês “proactive”. Já a segunda é o processo comum explicado anteriormente, com a combinação do prefixo tônico “pró-” e o adjetivo “ativo”.

Confira alguns exemplos com as palavras abaixo:

  • Um profissional pró-ativo é aquele que está sempre pronto para resolver emergências da empresa. As necessidades são antecipadas e cumpridas de forma hábil e competente.
  • De acordo com meu professor, nós deveríamos ser mais proativos nos trabalhos em grupo.
  • Os funcionários proativos são muito importantes no mundo corporativo, em que as companhias estão cada vez mais exigentes.
  • Vitor é nosso melhor funcionário. Ele é pró-ativo e diligente ao máximo.

Proatividade e pró-atividade

“Proatividade” é um substantivo feminino que indica a característica de quem é proativo. É sinônimo de presteza, diligência, prontidão, eficiência, eficácia, iniciativa e mais.

continua depois da publicidade

Em alguns dicionários, as formas “proatividade” e “pró-atividade” estão registradas seguindo a mesma lógica da escrita do prefixo tônico com hífen e do prefixo átono sem hífen. Contudo, as grafias não são unânimes. Alguns dicionários, como o Volp, só possuem registrada a palavra proatividade, de forma justaposta, sem hífen. Desse modo, é preferível optar por escrever “proatividade”.

Os prefixos “pro-“, “pos-” e “pre-“, ao serem átonos e não autônomos da segunda palavra, não devem levar o hífen. Assim, só ocorre a justaposição do prefixo com outro elemento, formando uma nova palavra. Além de “proativo” e “proatividade”, outros exemplos são “pospor”, “propor”, “prever” e “predeterminar”.

Leia também

Concursos em sua
cidade