Posso ser multado por dirigir sem camiseta? Veja regras da CNH

Você já se perguntou se pode ou não ser multado ao dirigir sem camiseta? Para evitar problemas, confira se a atitude é motivo de infração.

Existe uma série de infrações no mundo da direção que boa parte dos motoristas sabem que não devem ser cometidas. Não usar o cinto de segurança ou conduzir embriagado são as mais óbvias, mas e dirigir sem camiseta?

Por não serem tão discutidas, é comum que algumas normas gerem dúvida até mesmo em motoristas mais experientes. Assim, entender se é ou não permitido dirigir sem camisa, descalço ou sem certas peças é fundamental.

Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo se um condutor pode ser multado por dirigir sem camiseta, bem como outras regras da CNH que podem causar incerteza em muitos cidadãos.

É possível ser multado ao dirigir sem camiseta?

Leia também

A resposta para essa pergunta é não, motoristas não correm perigo de serem multados por dirigir sem camiseta. Contudo, é preciso tomar cuidado: afinal, sem a vestimenta, o cinto de segurança pode causar certo incômodo.

O motivo é o fato da fricção da pele com o material ser desconfortável, o que faz com que o motorista retire o cinto. Isso, por sua vez, é considerado uma infração de caráter grave. O cidadão leva cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 195,23.

No geral, não existe nenhuma restrição no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a respeito de vestimentas. Não é exigido nenhum tipo de roupa específica para dirigir, com a exceção dos calçados.

Nesse caso, os sapatos devem sempre estar firmes nos pés do motorista. Qualquer tipo de calçado que comprometa a utilização dos pedais pode ser um problema. Dirigir descalço, porém, não é proibido.

Proibições na direção

Apesar de dirigir sem camiseta ser permitido, de acordo com o Art. 252 do CTB, outras situações podem acarretar em infrações gravíssimas. Confira alguns exemplos:

  • Dirigir com o braço do lado de fora do carro;
  • Transportar pessoas, volume ou animais à esquerda ou entre os braços/pernas;
  • Dirigir com incapacidade física ou mental temporária, de modo que comprometa a segurança do trânsito;
  • Com apenas uma das mãos, exceto quando for necessário fazer sinais regulamentares de braço, acionar acessórios do veículo e mudar a marcha;
  • Utilizando fones de ouvido conectados ao celular ou ao aparelho de som do veículo;
  • Realizando cobrança de tarifa para cliente com o veículo em movimento.

Quanto ao quarto tópico, vale lembrar que é terminantemente proibido dirigir segurando ou manuseando o telefone celular. Caso a regra seja descumprida, a situação será caracterizada como infração gravíssima, rendendo sete pontos na carteira e uma multa de R$ 293,47.

O que usar para dirigir?

Como informado anteriormente, o CTB não possui nenhuma determinação a respeito do que é ou não permitido vestir para dirigir. Isso significa que não existe nenhuma restrição quanto à condução de biquíni, sunga ou outras roupas leves.

Mesmo assim, em uma abordagem policial rotineira, um oficial pode solicitar que o motorista se vista por conta do respeito. No caso dos motociclistas, também não existem regras específicas de vestimenta.

Mesmo assim, o que segue determinado é a obrigatoriedade do uso do capacete, como visto no Art. 244.