Por que vinho tinto causa dor de cabeça? Ciência responde

A inibição de ALDH2 pelo glicuronídeo de quercetina pode ser a razão que explica as dores de cabeça. Entenda mais detalhes na matéria.

Você é do grupo de pessoas que tem dor de cabeça após beber alguns copos de vinho tinto? Saiba que não está sozinho nisso – talvez, nenhuma experiência nossa seja totalmente individual. Até porque um estudo científico tentou investigar o motivo por trás desse efeito.

continua depois da publicidade

A pesquisa foi publicada no dia 20 de novembro de 2023 pela conceituada Revista Nature. Durante o estudo, os cientistas se debruçaram sobre a hipótese da inibição de ALDH2 pelo glicuronídeo de quercetina ser a razão que explica as dores de cabeça oriundas do vinho tinto.

Não conseguiu entender de primeira? Calma que vamos desvendar o assunto no decorrer da matéria. Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui. Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente atualizado e informado.

Leia também

São pautas que percorrem dicas de estudo, economia, tecnologia, notícias de concursos abertos, regras gramaticais, curiosidades, ciência e superstições. Fique conosco e conheça mais sobre temas comuns de nosso dia a dia – o conhecimente sempre é a chave da inteligência.

continua depois da publicidade

Por que temos dor de cabeça após tomar vinho tinto?

O novo estudo foi realizado na Universidade da Califórnia, sendo publicado na Scientific Reports, que está vinculada à Revista Nature. Conforme a pesquisa, uma das hipóteses levantadas diz respeito ao flavanol encontrado no vinho tinto, que se chama “quercetina”.

Ele é um antioxidante que pode ser visto em inúmeras frutas, inclusive a uva. Geralmente, são benefícios para a nossa saúde, mas isso tende a mudar caso a quercetina se transforme em glicuronídeo. E isso resulta na interferência da nossa capacidade de metabolizar o álcool.

Consequentemente, o corpo acumula a toxina acetaldeído, levando-nos a ter dores de cabeça e outros sintomas relacionados. Mas a hipótese ainda está sendo estudada pelos cientistas, mesmo que eles já tenham encontrado alguns pressupostos que fundamentam a tese.

continua depois da publicidade

Outra questão avaliada é a seguinte: por que algumas pessoas têm dor de cabeça, enquanto outras passam imunes aos efeitos causados no dia seguinte, por exemplo? A resposta pode estar relacionada com a capacidade de cada um em absorver o acetaldeído de maneira natural.

Ah, e o nível de quercetina no vinho também pode amenizar ou intensificar os efeitos, ainda mais quando a garrafa fica exposta durante um tempo aos raios solares. É bem capaz, dentro desse contexto, de gerar ainda mais oxidação, fazendo com que ele se converta em glicuronídeo.

Mas e aí, você acredita que a hipótese será levada adiante como a principal resposta que desvenda o enigma das dores de cabeça devido ao vinho tinto? Vamos ver se teremos novos estudos científicos a respeito do assunto em breve, mas spoilers da hipóteses já foram dados.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade