Parcela de Junho do BPC terá aumento no valor? Veja o que se sabe

Com os envios de junho do BPC começando em breve, confira abaixo qual será o valor da parcela.

A parcela de junho do Benefício de Prestação Continuada (BPC) começa a ser paga no dia 24/6, e os envios serão feitos até o dia 5/7.

continua depois da publicidade

Assim como nos últimos meses, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a antecipar o pagamento do benefício, bem como da aposentadoria e da pensão para os moradores de cidades afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Para esse público, os valores serão depositados de uma única vez, ainda no dia 24/6. Já para o restante do país, o pagamento segue o calendário escalonado.

Leia também

Em relação ao valor que será recebido, confira abaixo se a parcela deste mês do BPC sofrerá alguma alteração.

continua depois da publicidade

Valor do BPC vai aumentar?

O valor do BPC não passará por aumento em junho. Assim como nos outros meses, a parcela desta rodada continua sendo de R$ 1.412, que corresponde ao salário mínimo nacional.

Nesse sentido, em 2024, o piso passou por um reajuste, o que consequentemente resultou em um aumento da base do INSS, reajustando também as alíquotas para contribuintes avulsos.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, todos os beneficiários da Previdência Social que recebem serviços no valor de um salário mínimo passaram a receber a quantia de R$ 1.412. Logo, para junho, isso não mudou.

Sobre a parcela de junho

Como informado anteriormente, os envios da parcela de junho do BPC começam a ser feitos no dia 24/6, seguindo o calendário oficial de benefícios do INSS.

continua depois da publicidade

Todos os pagamentos do institutos são feitos conforme o mês de competência. A liberação dos valores ocorre sempre no final de cada mês, adentrando o início do mês seguinte.

Por sua vez, para conferir quando o dinheiro será enviado, basta conferir o número final do benefício, ou NB.

No caso do BPC, que paga um salário mínimo mensal aos seus beneficiários, o calendário oficial é o seguinte:

Penúltimo dígito do NBData de envio
124 de junho
225 de junho
326 de junho
427 de junho
528 de junho
61 de julho
72 de julho
83 de julho
94 de julho
05 de julho

Para consultar os valores, basta acessar o site Meu INSS, ou o aplicativo de mesmo nome, disponível para sistemas Android e iOS. Lembrando que é necessário ter um cadastro no portal Gov.br para acessar essas informações.

continua depois da publicidade

Quem tem direito?

O BPC é um serviço de caráter assistencial, e não previdenciário. Isso significa que ele não leva em consideração a quantidade de contribuições como os demais benefícios do INSS.

Para recebê-lo, é necessário ser um idosos de 65 anos ou mais, ou uma pessoa com deficiência de qualquer faixa etária.

No segundo caso, de modo que seja possível liberar o benefício, é preciso que se tenha um impedimento de longo prazo de ordem física, mental, intelectual ou sensorial.

Também é importante se atentar ao critério de renda do BPC. O benefício atende pessoas de baixa renda, logo, a exigência é que o cidadão que deseja solicitar o serviço tenha rendimentos de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

continua depois da publicidade

Outro critério é estar devidamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), base de dados governamental. Os interessados também devem passar por uma análise médica para comprovar sua incapacidade de sustentar a si e/ou sua família.

Leia também

Concursos em sua
cidade