Os sobrenomes são fragmentos da história e aqueles de ascendência viking nos transportam de volta aos tempos dos navegadores e guerreiros escandinavos que deixaram sua marca na Europa.
Eles conquistaram territórios, moldaram culturas e fundaram suas comunidades, originando assim uma variedade de sobrenomes que perduram até os dias atuais.
Na tradição viking, os sobrenomes eram inicialmente derivados dos nomes dos pais, servindo como emblemas individuais dentro da sociedade.
Contudo, com as migrações e o passar dos séculos, esse costume se transformou. Na Idade Média, eles passaram a designar o local de residência, necessitando de mudanças sempre que havia uma realocação.
Somente entre os séculos XVI e XVII é que se consolidou a prática de sobrenomes familiares estáveis, particularmente entre a nobreza.
Apenas em 1923, na Noruega, foi instituída a obrigatoriedade de um sobrenome permanente, mas os descendentes dos vikings ainda preservam seu legado por meio de seus nomes que refletem suas origens e tradições.
11 sobrenomes de vikings e seus significados
1. Abrahamsen
Este é um sobrenome patronímico, tendo em vista que na língua norueguesa o sufixo -sen- significa “filho de”, portanto “Abrahamsen” significa: “Filho de Abraão”.
2. Bakke
Outro sobrenome que sugere ascendência Viking é “Bakke”, que significa “colina” em norueguês.
Os vikings se estabeleceram em áreas com características geográficas distintas, como colinas, por isso não é surpreendente que sobrenomes como esse persistam até hoje.
3. Eid
Vem da palavra nórdica antiga eið, que se traduz como ‘istmo’ (uma estreita faixa de terra que une duas massas de terra maiores, geralmente cercadas por água).
4. Gulbrandsen
É traduzido como ‘filho de Guðbrandr’, nome composto pelos termos guð (‘deus’) e brandr (‘espada’ ou ‘fogo’). É por isso que o significado deste nome é ‘espada de deus’ ou ‘fogo divino’.
5. Hagen
Seu significado é ‘o jardim’ e costumava ser atribuído como sobrenome toponímico na Noruega.
6. Halvorsen
Tem raízes no nórdico antigo, pois é o sobrenome patronímico do nome Halvor, que é a forma contemporânea do nome Hallvarðr (que significa ‘o guardião da rocha’).
7. Iversen
Significa ‘filho de Iver’ (uma adaptação local do antigo nome nórdico Ivarr que foi interpretado como ‘arqueiro’ ou ‘guerreiro do arco’).
8. Knudsen
Este sobrenome norueguês patronímico assume a forma sueca do nome Cnut (Knud), que significa ‘nó’, pois vem do nórdico antigo Knútr.
9. Olafsen, Olsen e Olsson
Esses sobrenomes, derivados do nome Olaf, são bastante comuns na Noruega e sugerem uma linhagem Viking.
Olaf é um nome de origem nórdica e foi usado por vários reis e figuras proeminentes da história escandinava.
10. Rasmussen
É um sobrenome patronímico que significa “filho de Rasmus”, forma escandinava de Erasmo, que vem do grego e significa “amado”.
11. Thorsen/Thorson
Por fim, Thorsen e Thorson derivam do nome Thor, que é o deus do trovão na mitologia nórdica, e significam “filho de Thor”.
Os vikings reverenciavam essa divindade e a consideravam sua proteção essencial em suas viagens e batalhas.
Construção dos sobrenomes matronímicos e patronímicos dos vikings
Os sobrenomes de vikings estão intrinsecamente ligados à cultura e mitologia nórdica.
Os sistemas matronímico, que deriva o sobrenome do nome da mãe, e patronímico, cujo sobrenome advém do nome do pai, refletem atributos pessoais, ocupações, localidades geográficas ou elementos naturais, todos elementos importantes na vida e crenças vikings.
A mitologia nórdica, repleta de divindades, heróis e lendas, também deixou sua marca nos sobrenomes.
Por exemplo, “Sigurdsson”, que significa “filho de Sigurd”, carrega o legado do herói viking Sigurd Snake-in-the-eye, famoso por sua proeza em derrotar dragões.
Este nome espelha a coragem e a resiliência dos Vikings, virtudes admiradas e perpetuadas através dos sobrenomes.
Além disso, nomes de deuses e figuras mitológicas como Odin, Thor e Freya eram comuns entre os guerreiros escandinavos e podem ter influenciado a escolha de nomes e sobrenomes, refletindo o respeito e a importância da mitologia na identidade cultural nórdica.