O que colocar primeiro: protetor solar ou hidratante?

Quando se trata de cuidar da pele, muitas pessoas ficam confusas sobre a ordem de aplicação do hidratante e do protetor solar. Tire suas dúvidas a seguir.

O protetor solar e o hidratante são grandes aliados para a saúde e a beleza da pele, mas eles têm funções diferentes e podem interferir um no outro se não forem usados da maneira adequada.

Por isso, veja a seguir qual é a importância de cada um para o cuidado facial e qual é a ordem indicada de aplicação desses produtos.

Qual a função destes produtos?

Para entender como usar corretamente o hidratante e o protetor solar, é importante saber o que são e como funcionam.

Leia também

O creme de hidratação é usado para deixar a pele macia e saudável, fornecendo umidade e criando uma barreira protetora.

Suas fórmulas variam para se adequar aos diferentes tipos de pele, desde as mais leves para peles oleosas até as mais concentradas para peles secas ou maduras.

Por outro lado, o protetor é projetado especificamente para proteger a pele dos nocivos raios UVA e UVB do sol.

Seus princípios ativos podem ser físicos (como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que refletem os raios UV) ou químicos (como a avobenzona ou a oxibenzona, que absorvem os raios UV e os transformam em calor).

Afinal, o protetor solar vem antes ou depois do hidratante?

Normalmente, você deve começar com o hidratante e depois usar o protetor solar. Por quê? O hidratante nutre a pele e a prepara para o próximo passo.

Quando o creme for absorvido, é hora de usar o protetor solar para criar uma barreira protetora eficaz contra os raios UV.

Os especialistas afirmam que se você fizer o contrário, pode acabar diluindo o protetor solar ou interferindo na sua distribuição uniforme na pele.

Portanto, se você usa os dois produtos durante o dia, comece com o hidratante, espere ser absorvido e depois aplique o protetor solar.

Quanto tempo esperar para o protetor solar fazer efeito?

Existe uma teoria de que você precisa passar o protetor solar meia hora antes de sair. Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Málaga (UMA), na Espanha, isso é um mito.

De acordo com suas pesquisas, os filtros solares são eficazes cinco minutos após serem aplicados na pele. Durante esta fase, a fórmula dos protetores é estabilizada e a fotoproteção fica homogênea e estável.

Para maior proteção – principalmente se você fica exposto ao sol por longos períodos – é aconselhável usar um protetor solar de alta proteção a cada duas horas.

Devo substituir o protetor solar por hidratante com FPS?

A resposta é não, conforme a ciência. Um estudo da Universidade de Liverpool descobriu que, na verdade, os hidratantes com FPS oferecem menos proteção solar do que os protetores solares equivalentes.

Usando uma câmera que detecta luz UV, os cientistas avaliaram como as pessoas aplicam os produtos com FPS no rosto. Eles descobriram que elas passam o hidratante com menos eficácia do que o protetor solar, deixando áreas expostas.

Os homens foram melhores na aplicação dos produtos do que as mulheres, e indivíduos mais velhos também se saíram melhor.

Os participantes não perceberam que não estavam espalhando os produtos adequadamente. Desse modo, é importante prestar atenção especial às áreas ao redor dos olhos ao aplicar qualquer produto com FPS.

Os pesquisadores também concluíram que usar protetor solar em vez de hidratante com FPS é o mais indicado para uma proteção adequada contra os danos do sol.

Esse cuidado deve ser levado a sério, pois a exposição prolongada ao sol pode causar problemas, como queimaduras, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele.