Não erre mais: saiba a diferença entre "tampouco" e "tão pouco"

Está querendo aperfeiçoar seus conhecimentos em Língua Portuguesa? Fique por dentro da diferença entre "tampouco" e "tão pouco".

Você provavelmente já se deparou com as palavras "tampouco" e "tão pouco" enquanto lia ou ouvia alguém falar e ficou se perguntando qual é a diferença entre elas, certo? Essas duas expressões são bem parecidas, mas têm significados diferentes, concurseiro. 

Por isso, resolvemos elaborar esse artigo que vai te mostrar qual é a diferença entre "tampouco" e "tão pouco", de acordo com a norma culta do nosso idioma.

Acompanhe-nos até o fim da leitura para descobrir o que torna essas palavras diferentes e como usá-las corretamente em um texto. Vamos conferir?

Diferença entre "tampouco" e "tão pouco"

Leia também

Tampouco

"Tampouco" é uma palavra que indica negação, assim como "nem" ou "também não". Ela é usada para indicar que algo não acontece ou não é verdade em uma situação específica.

Quando você usa "tampouco" em uma frase, está dizendo que algo não ocorre da mesma forma que outra coisa também não acontece.

Exemplos:

  • Eu não gosto de sorvete de menta, tampouco de chocolate;
  • Ela não só recusou o convite, como tampouco respondeu às mensagens;
  • Eles não só não entenderam o problema, tampouco tentaram resolver;
  • Não tenho interesse em ir ao cinema hoje, tampouco assistir televisão em casa;
  • Eles não apenas perderam o jogo, tampouco mostraram boa conduta durante a partida.

Ou seja, "tampouco" é um termo usado para dizer que algo também não acontece, assim como outra coisa na qual estamos nos referindo, dentro de um determinado contexto, obviamente.

Na verdade, "tampouco" é como dizer "não" para aquilo que se tem como opção. Ficou claro?

Tão pouco

Por outro lado, "tão pouco" é utilizado para indicar uma quantidade insuficiente de alguma coisa. Geralmente, esse termo é usado quando queremos expressar uma pequena quantidade, seja de algo material ou abstrato, em uma determinada situação.

Exemplos:

  • Ele tem tão pouco dinheiro que mal consegue pagar as contas do mês;
  • Não há tão pouco tempo assim para completar a tarefa;
  • Ela ganhou tão pouco reconhecimento pelo seu trabalho árduo que ficou chateado;
  • Ela tem tão pouco tempo livre que mal consegue encontrar tempo para descansar;
  • Recebi tão pouco feedback sobre meu trabalho que não sei como melhorar.

O contexto é que define o uso

A principal diferença entre essas duas expressões é o contexto em que elas são usadas. Enquanto "tampouco" é usado para negar uma ação ou evento, "tão pouco" é usado para expressar uma quantidade pequena ou insuficiente de algo.

Por isso, é importante prestar atenção ao contexto da frase para determinar qual expressão utilizar. Se você está negando algo, "tampouco" é a palavra correta. Agora, se estiver falando sobre uma quantidade pequena ou insuficiente de algo, "tão pouco" é a escolha adequada.

Compreender a diferença entre "tampouco" e "tão pouco" pode até parecer meio confuso no início, mas com a prática constante, o concurseiro começará a usá-las corretamente em seu texto.

Lembre-se de que o mais importante é que a sua escrita esteja correta e dentro dos padrões da norma culta