A língua portuguesa, assim como outros idiomas, é rica em significados e transposições de palavras para compor o vocabulário do dia a dia. Existem centenas de milhares de verbetes que podemos usar para imprimir exatamente aquilo que queremos passar.
Por outro lado, nem sempre conseguimos definir o que estamos sentindo ou pensando a respeito de determinado assunto. Ficamos literamente "sem palavras" quando somos surpreendidos por um sentimento inesperado. E aí não sabemos como reagir ou falar.
Já passou por algo assim? Pois é, um sentimento pode falar mais do que mil palavras, a depender do contexto. Mas até isso a língua portuguesa já havia premeditado e existe, de fato, um termo que podemos usar para definir aquilo que não conseguimos explicar.
Vamos abordar justamente isso em nossa matéria, com o objetivo de enriquecer o seu vocabulário. Quem sabe você não precise utilizar essa palavra em algum texto dissertativo em provas de concursos públicos, não é mesmo? Todo aprendizado é válido.
Inclusive, aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui. Temos notícias sobre editais abertos de certames, além de dicas de estudo, regras de gramática e questões de simulados totalmente gratuitos.
Qual é a palavra que define algo "inexplicável"?
Na próxima vez que estiver se referindo a alguma coisa que te deixou "sem palavras", você pode usar o termo "inefável". Ele, em linhas gerais, representa o sentimento daquilo que não pode nomear ou descrever devido à sua força, natureza, beleza, etc.
É algo tão majestoso que você não consegue reagir e, por isso, torna-se inefável para você. Vamos a alguns exemplos para que você entenda como é possível aplicar o termo em seus textos ou no dia a dia mesmo:
- Aquele acontecimento inefável da minha infância ainda me assombra antes de dormir;
- Pedro tem uma beleza inefável. Hipnotiza todos que estão ao seu redor. É simplesmente difícil de explicar;
- Quando eu vou naquele hospital em específico, me bate um sentimento inefável. É como se eu tivesse vivido alguma coisa dentro daquelas paredes que não se explicar direito;
- É tão inefável o fato de sermos apenas um grão de areia na imensidão das galáxias e do universo;
- Aquele acontecimento foi tão inefável que transformou toda uma cultura na época;
- Aquele olhar e sorriso torto foram inefáveis para mim. Ainda não consegui superar.
Além de indicar aquilo que não conseguimos explicar devido à sua grandeza e mistério, inefável também pode representar um grande prazer ou contentamento que foi ocasionado por alguma coisa impressionante. Você pode usar em ambos os contextos.
Outras palavras equivalentes
Além de inefável, a língua portuguesa também conta com termos que possuem essa mesma linha de significado. Confira alguns para incluir em seu vocabulário:
- Indescritível;
- Inenarrável;
- Inebriante;
- Inexprimível;
- Indizível;
- Indecrifrável;
- Ininteligível;
- Enredado;
- E assim por diante.
Agora você já consegue expressar um sentimento que te deixou sem palavras e pode usar os termos quando for conveniente para os seus textos. Lembre-se de nunca colocar expressões que você não entende, de fato, o que realmente significam.
Em redações de textos dissertativos, vale mais apostar em palavras simples que tenham o sentido pretendido do que incluir termos "difíceis" apenas para rebuscar o conteúdo. Importante mesmo é fazer entendido e evitar qualquer tipo de ambiguidade.