Se você está lutando contra o esquecimento e precisa memorizar todo o conteúdo exigido pelo edital de um concurso público, fique tranquilo que essa matéria vai te mostrar como isso é possível. Por mais que o processo de aprendizagem exija esforço da parte do concurseiro, dá para evitar aquele branco na hora das provas.
Selecionamos cinco dicas de ouro para quem está lutando contra o esquecimento do conteúdo programático de um disputado concurso. Continue a leitura até o fim e aumente as suas chances de passar nas provas e começar uma carreira pública de sucesso. Confira.
Dicas para quem está lutando contra o esquecimento
1) Faça revisões periódicas
Para o concurseiro evitar a temida curva do esquecimento durante a fase de preparação para as provas, ele precisa reservar um tempo em seu cronograma para as revisões periódicas das informações recém-aprendidas. Assim que você terminar de estudar um determinado assunto, deve revisá-lo no prazo máximo de 24 horas.
Se você negligenciar as revisões de conteúdo, as chances de esquecer o que aprendeu serão enormes. A revisão faz a nossa mente reter as informações com mais eficiência. Por isso, não se esqueça de sempre revisar o que acabou de estudar, combinado?
2) Reveja os tópicos de cada disciplina
Uma outra dica valiosa para quem está lutando contra o esquecimento é essa. O concurseiro que não quer ser acometido pelo branco na hora das provas do certame, deve rever os principais tópicos de cada disciplina, já que eles precisam ser reativados em sua mente.
Essa ação é fundamental, já que o seu cérebro não pode descartar informações que possam ser úteis na hora das provas. A tendência é que a mente do concurseiro consiga retê-las por muito mais tempo, mesmo que seja por meio de uma leitura dinâmica, por exemplo.
3) Faça pilhas de exercícios
Se você acha que somente uma boa revisão é que pode evitar a curva do esquecimento, está enganado. O concurseiro também deve fazer bastante exercícios para ficar craque e, claro, testar os seus conhecimentos para as provas. Ademais, a prática constante pode fazer a mente gravar as informações aprendidas.
Uma sugestão interessante é fazer os simulados de concursos anteriores. Esse material traz questões similares às das provas que você vai encarar mais adiante. O concurseiro que deixa a preguiça de lado e investe na resolução de questões, pode ter mais chances de ser aprovado no certame.
4) Revisões extras são necessárias
Aquele concurseiro que está lutando contra o esquecimento também precisa fazer uma revisão extra de todo o conteúdo estudado, após 20 dias, aproximadamente. Essa prática, que deve ser feita de maneira eficiente, pode aprimorar o seu aprendizado e, de quebra, reter as informações em sua mente.
As revisões extras e periódicas podem impedir que o cérebro do concurseiro descarte informações relevantes. A bola da vez é investir no bom e velho resumo, que pode ser de grande valia nesse momento. Existem outras técnicas para revisar conteúdo que também são eficientes. É só escolher a metodologia que mais combina contigo e pronto.
5) Faça o contato com o conteúdo se tornar uma experiência positiva
O concurseiro que vive lutando contra o esquecimento e quer ser aprovado em um certame, precisa fazer com que a sua fase de preparação para as provas se torne uma experiência positiva. Ou seja, todo o processo de aprendizagem deve ser prazeroso e memorável.
Dessa forma, é conveniente destacarmos a importância do concurseiro inovar e criar maneiras diferentes de abordar os conteúdos para aprender os assuntos com eficiência. Seja anotando os tópicos mais importantes dos assuntos, montando esquemas ou mapas mentais, explicando para si mesmo e até ensinando para outra pessoa. O mais importante é que você aprenda de verdade.
Mesmo que você esteja lutando contra o esquecimento dos conteúdos exigidos pelo edital do concurso, não negligencie as dicas acima e aumente suas chances de aprovação. Afinal de contas, contar apenas com a sorte nunca é o mais recomendado.