INSS libera consulta da 2ª parcela do 13º salário; saiba como fazer

A segunda parcela será antecipada para um grupo específico de aposentados e pensionistas.

A consulta do 13º salário do INSS pode ser realizada por meio dos canais oficiais da Previdência Social. Neste ciclo, o pagamento será antecipado para os cidadãos que residem nos municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Entretanto, existem regras específicas para o atendimento desses cidadãos. Além disso, o cálculo do valor a ser repassado é afetado pelo Imposto de Renda, para aqueles que pagam esse tributo. Entenda mais a seguir.

Como será feita a antecipação do 13º salário do INSS?

A antecipação do 13º salário do INSS prevê a liberação do valor com os demais benefícios do mês-base de maio. Sendo assim, os cidadãos gaúchos contemplados pelo abono anual serão atendidos no dia 24 de maio, sem esperar pelo escalonamento do cronograma regular.

Leia também

Sobretudo, a medida de antecipação da 2ª parcela contempla apenas os aposentados e pensionistas das cidades do Rio Grande do Sul em situação de calamidade. No entanto, o adiantamento não contempla quem recebe benefícios previdenciários temporários.

São eles o auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Além disso, por definição, os beneficiários de auxílios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada não são atendidos pelo 13º salário do INSS.

Apesar disso, no mês de maio também serão antecipados os pagamentos regulares do BPC para os inscritos localizados nos municípios gaúchos afetados pelos eventos climáticos extremos.

Como consultar o 13º salário do INSS?

A consulta do abono anual pode ser realizada por meio do site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Quem não tiver acesso à internet consegue se informar por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 135.

Neste serviço, o atendimento humano está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Porém, o atendimento digital e automático funciona 24 horas ao longo da semana.

Se preferir, os cidadãos conseguem se informar presencialmente nas Agências da Previdência Social, sem necessidade de agendamento prévio. No entanto, é preciso conferir o horário de atendimento previsto em cada unidade.

Qual é o valor do 13º salário do INSS?

A primeira parcela, enviada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, corresponde a 50% do valor do pagamento do mês de abril, e será paga junto com o benefício deste período. Não houve incidência de descontos.

A segunda parcela, a ser enviada entre os dias 24 de maio e 7 de junho, corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o antecipado, e será paga junto com o benefício deste período. Aqui incidem descontos como o Imposto de Renda (IR).

Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS

O pagamento do 13º salário do INSS acompanha as transferências dos benefícios regulares de cada mês. No caso da segunda parcela, será adicionado ao valor dos benefícios referentes ao mês de maio, seguindo as datas abaixo:

Para quem recebe até um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
124 de maio
227 de maio
328 de maio
429 de maio
531 de maio
63 de junho
74 de junho
85 de junho
96 de junho
07 de junho

Para quem recebe acima de um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
1 ou 63 de junho
2 ou 74 de junho
3 ou 85 de junho
4 ou 96 de junho
5 ou 07 de junho