Imbatível: confira qual é a planta mais resistente do mundo

Descubra qual é a planta mais resistente do mundo e suas características biológicas que permitem essa poderosa característica.

A natureza é repleta de espécies peculiares que se adaptam às mais diferentes situações e transformações ambientais. Neste contexto, uma delas é considerada a planta mais resistente do mundo.

No geral, possui características que a permitem sobreviver por milhares de anos, além de sobreviver em condições extremas. Curiosamente, está localizada em um dos ambientes mais inabitáveis do globo. Entenda mais a seguir.

Qual é a planta mais resistente do mundo?

O nome dessa planta é Welwitschia, um tipo tão raro que possui somente uma espécie, chamada de Welwitschia mirabilis. Porém, o nome popular é polvo-do-deserto, visto que sua folhagem parece um conjunto de tentáculos.

Leia também

Essa espécie está localizada no deserto do Namibe, na Angola. O que mais surpreende é que, nessa região do continente africano, é praticamente impossível cultivar qualquer espécie de vegetal.

Curiosamente, a planta mais resistente do mundo tem esse nome em homenagem ao seu descobridor. Ou seja, foi catalogada dessa forma, mas é conhecido pelos nativos de outro jeito.

Em 1859, o botânico austríaco Friedrich Welwitsch encontrou essa espécie em suas viagens à Angola. Contudo, o nome original em africâner é “tweeblaarkanniedood”, que significa algo como “duas floras que não morrem”.

O nome típico dado pelos namíbios é porque a planta em si cresce com duas folhas, mas consegue sobreviver por milhares de anos. De acordo com os especialistas, algumas espécies estão vivas há mais de 3 mil anos no local.

O que a ajuda a ser tão resistente é a absorção da água do orvalho através de estruturas em suas folhas. Neste ponto, se assemelha aos cactos e seus meios de hidratação.

Quais são as características dessa espécie?

A Welwitschia faz parte do conjunto de plantas verdes gimnospérmicas, sendo integrada à classe Gnetopsida. Comumente, essa classe é composta por espécies encontradas de forma abundante na Ásia.

Isso porque existem poucos representantes na região da América. Contudo, a planta mais resistente do mundo é a única dessa classe que está localizada na África, mais especificamente no sudoeste.

Em relação aos aspectos de aparência, consiste em uma planta rasteira que tem um caule lenhoso que não costuma crescer muito, como acontece em outras plantas. O que compensa essa característica é a raiz volumosa.

Como citado anteriormente, a Welwitschia cresce a partir de duas únicas folhas que saem da estrutura interna da semente. Por sua vez, essas folhas têm um formato de fita com uma largura maior.

Ao longo das fases de desenvolvimento, essas folhas crescem continuamente, dando o aspecto de tentáculos à espécie. Para se ter dimensão, podem chegar a ter mais de dois metros.

Apesar do tamanho, é comum que as pontas das folhas fiquem secas, com uma textura semelhante a uma vassoura. Em relação aos seus antecessores, a Welwitschia não tem uma filologia extensa, mas é parente dos pinheiros.

Do ponto de vista biológico, a planta tem características naturalmente antagônicas quando se pensa na natureza e suas formações. Isso significa que as particularidades dessa espécie desafiam o que se sabe sobre espécies botânicas.