“Fale com a minha mão”: significado e origem dessa expressão

Está estudando para a prova de Conhecimentos Gerais de um concurso público? Conheça o significado e a origem da expressão "fale com a minha mão"

A comunicação verbal sem gírias e sem o uso da linguagem coloquial é praticamente impossível. Por exemplo, você já ouviu por aí a expressão “fale com a minha mão”, concurseiro? Sabe o que ela significa? 

continua depois da publicidade

Elaboramos este artigo que vai te mostrar a origem e o significado da expressão “fale com a minha mão”. Se você está curioso para saber de onde ela vem e o que essa frase significa, continue conosco até o fim da leitura. 

O que significa “fale com a minha mão”?

Essa expressão é nada mais do que uma gíria comum, oriunda do idioma inglês. As pessoas usam a expressão “fale com a minha mão” com o objetivo de rejeitar as opiniões ou comentários alheios sobre algum assunto. 

Leia também

Na verdade, é uma maneira de dizer a alguém: “Não estou a fim de escutar o que você está dizendo” ou “Acho que os seus comentários são totalmente irrelevantes”.

continua depois da publicidade

Vale dizer que a frase “fale com a minha mão”, na maioria das vezes, vem acompanhada de um gesto rápido com uma das mãos. A palma da mão do ouvinte fica levantada e direcionada para a pessoa que está falando, demonstrando um gesto de interrupção. 

Qual é a origem da frase “fale com a minha mão”? 

A expressão “fale com a minha mão” surgiu nos Estados Unidos, mais precisamente no início dos anos 1990.  Ela ganhou bastante relevância e popularidade devido ao seu uso em filmes e diversos programas de TV. 

continua depois da publicidade

A expressão “fale com a minha mão” está associada ao famoso estereótipo das líderes de torcida ou animadoras que faziam suas coreografias antes e durante o intervalo dos jogos de diversas modalidades esportivas. 

Além disso, essa expressão também foi usada na comédia norte-americana “Martin”, que acabou popularizando-a ainda mais em todo o país, já que a audiência do programa era gigantesca.

Na verdade, a frase inteira é: “Fale com a minha mão porque o rosto não está ouvindo”.

“Fale com a minha mão”  pode ser considerada uma expressão idiomática?

Por mais que muitas pessoas ainda usem essa popular frase em todo o mundo, ela pode ser considerada uma expressão idiomática (palavras e frases que não são literais), embora não se enquadre na norma culta da Língua Portuguesa.

continua depois da publicidade

Mas se analisarmos essa frase em sua totalidade “ fale com a minha mão porque o rosto não está ouvindo”, ela é considerada uma expressão idiomática, já que o rosto não escuta e não se trata de um pedido literal.

É claro que você não está pedindo para que a pessoa fale com a sua mão, pois isso seria impossível. É apenas uma maneira de ignorar o que ela está falando ou demonstrar que não dá a mínima para as suas palavras. 

Sinônimos da frase “fale com a minha mão”

  • Ignore-me;
  • Pare de falar;
  • Fique calado;
  • Eu não estou ouvindo;
  • Poupe seu fôlego;
  • Vá aborrecer outra pessoa;
  • Me poupe das suas palavras.

Exemplos

  • Quando Ricardo começou a criticar as roupas que eu estava usando, apenas disse a ele: “fale com a minha mão”;
  • Meu colega de equipe começou a criticar o meu trabalho na frente dos outros, então disse a ele para falar com a minha mão;
  • Depois de ouvir as constantes reclamações do meu melhor amigo por várias horas, finalmente gritei da sala: “Fale com a minha mão, Ronaldo”.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade