Você já se perguntou se alguém não parecia gostar muito de você? Apesar de ninguém ser obrigado a gostar de ninguém, esta dúvida certamente é capaz de incomodar muitos. Afinal, saber que uma pessoa não vai com a sua cara é o suficiente para tentar entender os motivos para isso. Mesmo que ler mentes não seja possível, existem sinais que indicam que a pessoa te odeia.
Há várias situações em que um indivíduo que não gosta de outro se sente forçado a esconder o sentimento negativo por certos motivos.
A raiva pode ser uma emoção complicada, e o ódio pode nem mesmo ser a respeito da pessoa, mas sim de suas atitudes. Deste modo, decifrar as características que apontam para possíveis inimizades é uma boa forma de lidar com elas.
Para entender mais sobre este assunto, confira abaixo os 5 sinais que indicam que a pessoa te odeia, mesmo que de forma secreta.
Conheça os sinais que indicam que a pessoa te odeia
1. Direção do olhar
Uma boa forma de descobrir se alguém gosta de você ou não é observando os olhos. Muitas opiniões grosseiras demais para serem verbalizadas são comunicadas através do olhar, normalmente estampadas no tamanho das pupilas.
Olhar para cima e para a direita durante uma conversa, por exemplo, é um sinal de tédio. É comum que as pupilas fiquem dilatadas quando alguém se interessa por uma pessoa, e diminuam de tamanho quando estejam entediados. Da mesma forma, evitar o contato visual pode não ser um sinal positivo.
2. Diferença de tratamento
O comportamento varia de forma grandiosa de acordo com os sentimentos de cada um, seja em relação ao que fazem ou dizem. Neste caso, se uma pessoa próxima costuma tratar alguém de uma forma e outro alguém de forma completamente diferente, é provável que algo esteja acontecendo ali.
Deste modo, comparar a forma como um indivíduo conversa com você e a forma como se comunica com os outros pode lhe ajudar a entender se esta pessoa te odeia ou não.
Existe a possibilidade de que seu tratamento não seja tão positivo quanto com outros ao redor, com emoções rasas ou até mesmo falsas.
3. Ser evitado
Além da mudança de tratamento entre duas pessoas, ser evitado também é claramente um sinal de que alguém não gosta de você como imagina.
Neste caso, o indivíduo passa a te evitar em todas as ocasiões possíveis, como não enviando convite para festas, não chamando para programações entre amigos ou se afastando no instante em que você se aproxima.
Caso isto aconteça com frequência, é preciso começar a tomar cuidado e entender que a reação provocada pode estar sendo negativa.
4. Emoções exageradas
Sentimentos extremos possuem dois lados: ou alguém gosta muito de você, ou te odeia intensamente. Qualquer reação radical pode indicar a presença de algo errado no relacionamento, caso imagine que esta pessoa não anda lhe tratando bem.
É essencial comparar as atitudes do indivíduo com a forma como ele se comporta normalmente, diferente dos extremismos.
Alguns exemplos para este caso são tensão e rigidez, principalmente nos ombros, tom de voz alterado, comportamento melodramático, tédio, desinteresse e a demora para reagir ou responder a situações em que você está envolvido.
5. Falta de abertura
Esta situação é válida para pessoas que mantém relações amigáveis e não parecem mais ser próximas como antes.
Mesmo que todos possuam padrões distintos quando se trata de compartilhar detalhes pessoais, alguém que não gosta muito de você certamente vai esconder algumas informações sobre coisas em comum, tanto para lhe evitar quanto para excluir.
No caso de relações profissionais, detalhes referentes a projetos, informações que facilitariam seu trabalho ou recados e mensagens que deveriam ter sido transmitidos para você, mas não foram, podem ser sinais de desavenças.