De acordo com o ranking organizado pela revista Forbes em parceria com a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, existem 9 profissões que são consideradas as mais felizes do mundo. Neste sentido, foi mensurado a satisfação pessoal, bem-estar e realização individual dos profissionais nessas carreiras.
Diferente do que se pensa, é possível ser feliz dentro do ambiente de trabalho, mas existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Além disso, por meio dessa lista, você pode considerar a sua nova jornada profissional, uma recolocação no mercado de trabalho ou até a especialização na sua área. Saiba mais informações a seguir;
Quais são as 9 profissões mais felizes do mundo?
- Clero/Sacerdócio;
- Bombeiro;
- Fisioterapeuta;
- Escritor;
- Professor de Educação Especial;
- Professor;
- Artista Plástico;
- Psicólogos;
- Corretor de Serviços Financeiros.
Como ser feliz no trabalho?
1) Se conecte com o propósito do seu trabalho
Mais do que se enxergar como uma peça em uma grande máquina e ficar limitado às suas atividades diárias, procure entender qual é o propósito do seu trabalho. Como as suas ações impactam na organização? Como você alcança os consumidores e clientes finais? Qual é a importância da sua participação nesse setor?
Para entender mais sobre essa questão, você pode conversar com os seus gestores, revisitar o seu processo de contratação, entender melhor as suas designações por meio dos contratos firmados e até mesmo observar o cotidiano da instituição. Nesse ponto, a felicidade está localizada em se sentir valioso por fazer parte do processo.
2) Celebre as suas conquistas
Encontrar motivos para comemorar é uma forma de ser feliz no trabalho. Sejam as tradicionais festas de aniversário para os membros da equipe ou as pequenas conquistas diárias, como finalizar a lista de atividades, celebre cada momento como se fosse o mais importante.
Não deixe de valorizar os seus feitos, mesmo que a empresa ou os gestores não reconheçam. Como você pode se parabenizar por uma boa semana de trabalho? Invista a sua remuneração em atividades prazerosas e presentes para si mesmo, porque assim você cria valor ao que está fazendo todos os dias.
3) Participe das atividades no trabalho
A empresa propôs um programa de confraternização, uma viagem ou um retiro? Participe dessas atividades para se integrar com os colegas de trabalho, quebrar a rotina e conhecer a companhia por um outra perspectiva. Essas oportunidades são importantes para quem procura satisfação e propósito no que faz.
Não tenha vergonha de propor ações para o setor de Recursos Humanos, aproveitando o que a cidade está oferecendo de novidade para as pessoas. Muitas vezes, um encontro casual depois do trabalho é suficiente para criar laços entre as equipes e melhorar o desempenho diário.
4) Peça feedbacks
A política de feedbacks é a principal ferramenta para saber como melhorar as suas atividades, desenvolver a produtividade e ampliar o desempenho positivo. Além de demonstrar o seu interesse no trabalho, essa é uma prática que permite identificar os seus pontos fortes, quais são as oportunidade de crescimento e como ser um bom companheiro de equipe.
Dessa maneira, pode-se encontrar mais felicidade e motivação dentro da sua rotina de trabalho, porque você está sendo orientado de maneira positiva pelo seu gestor. Caso a empresa não trabalhe com esse tipo de retorno, solicite individualmente para o seu superior e aproveite as oportunidades de melhorar.
5) Tire pausas durante o expediente
Ao invés de produzir freneticamente e encerrar o expediente mais cedo, ou simplesmente chegar ao trabalho para bater o ponto, experimente tirar algumas pausas durante as atividades. Aproveite esse tempo para conversar com os colegas, tomar um ar fresco ou aproveitar alguns minutos sob o Sol.
Esses períodos, ainda que curto, permitem que você aprecie a sua realidade, agradeça pelo que existe de bom e observe o ambiente profissional para além da lista de atividades que precisa realizar.