Estas 9 profissões não vão acabar nem ser substituídas

A tecnologia está mudando a forma como o mercado de trabalho funciona. Por tal motivo, conhecer as profissões que não devem acabar nem ser substituídas é fundamental para construir uma carreira.

O impacto da tecnologia sobre as profissões é um tópico que já vem sendo discutido há anos. Cada vez mais, cargos que antes pareciam prestigiosos correm o risco de serem substituídos pelo avanço da Inteligência Artificial (IA), o que preocupa muitos profissionais no mercado de trabalho. Por outro lado, existem também aqueles que não precisam se preocupar com isso; afinal, lidam com profissões que não vão acabar nem ser substituídas.

continua depois da publicidade

Com a tecnologia mudando rapidamente o mundo dos negócios, para aqueles que não desejam seguir esse caminho, concentrar as forças em ramos de empregos mais sólidos é a melhor forma de garantir uma carreira. Pensando nisso, confira abaixo 9 exemplos de profissões que não devem ser substituídas pela IA.

9 profissões que não vão acabar nem ser substituídas

Leia também

Quando se trata do mundo do mercado de trabalho, entender alguns conceitos para saber como navegar nele é fundamental. Hoje em dia, muito se fala nas profissões do futuro, consideradas aquelas que ainda não existem, mas que possivelmente dominarão as carreiras nos próximos meses ou ano. No extremo oposto estão as profissões que jamais irão acabar, que não podem ser afetadas pelo tempo.

No geral, de modo que seja possível explorar o futuro de profissões imutáveis, é preciso entender quais são suas necessidades e requisitos atuais e quais são os futuros. Ao considerar uma carreira na medicina, por exemplo, é necessário ter em mente que os setores, recursos, conhecimento e habilidades logo devem evoluir, assim como a indústria médica.

continua depois da publicidade

Mas afinal, quais são os cargos que jamais devem desaparecer? Existe uma série de profissões consideradas essenciais para a sociedade, o que faz com que sua obsolescência seja improvável. A maioria está em áreas como saúde, educação, serviços públicos, infraestrutura e tecnologia da informação. Confira os 9 exemplos abaixo:

  1. Agentes sociais;
  2. Fonoaudiólogos;
  3. Gerentes e administradores do setor hoteleiro;
  4. Psicólogos;
  5. Médicos;
  6. Artistas;
  7. Professores e educadores;
  8. Policiais;
  9. Engenheiros civis.

Essas podem até mesmo ser apenas algumas das profissões que não devem desaparecer em um futuro próximo, mas, mesmo assim, ainda é preciso lembrar que a tecnologia e as mudanças sociais podem fazer com que a demanda por determinados cargos seja alterada. Afinal, nada é absoluto no mercado de trabalho.

Leia também

Concursos em sua
cidade