Estas 5 práticas vão deixar você mais inteligente; saiba aplicá-las

Confira cinco práticas que podem te deixar mais inteligente e saiba como aplicar cada uma delas.

Para passar nas provas do concurso público ou ter um maior rendimento no trabalho, você sabia que é possível ajudar o seu cérebro a funcionar de forma ainda mais eficiente? É verdade. Por isso, confira cinco práticas que podem te deixar ainda mais inteligente e descubra como aplicá-las em seu dia a dia.

Veja o que fazer para ser mais inteligente

1) Faça anotações à mão

Leia também
continua depois da publicidade

Se você procura uma forma de ser mais inteligente, essa dica não deve ser negligenciada. Para aumentar a sua bagagem de conhecimentos e arrasar nas provas do certame, fazer anotações à mão vai reforçar o conteúdo ainda mais em sua mente. Quando fazemos isso, o cérebro consegue reter as informações aprendidas com muito mais eficiência.

Por mais que seja algo trabalhoso e, por vezes, demorado, não abra mão do bom e velho caderno de anotações. Escreva, com as suas próprias palavras, as partes mais importantes de cada conteúdo estudado.

Pode ser em forma de resumo (texto corrido), em tópicos, através de esquemas ou desenhos. O mais importante é que você deixe a preguiça de lado e anote aquilo que aprendeu.

continua depois da publicidade

2) Desafie mais a sua mente

O concurseiro que procura uma maneira de ficar mais inteligente deve encontrar formas de fazer o seu cérebro trabalhar. Essa ginástica mental é extremamente benéfica para o seu aprendizado e para aprimorar os seus conhecimentos. Quanto mais a sua mente for desafiada, mais esperto o seu cérebro vai ficar e mais aguçada será a sua capacidade de aprender o conteúdo das provas.

Invista em jogos de tabuleiros (xadrez ou dama), seja um praticante ferrenho de palavras-cruzadas ou de atividades com baralho.

Além disso, você também pode dedicar um tempo para jogos ou brincadeiras que envolvam planejamento estratégico e raciocínio lógico (o jogo Banco Imobiliário é ótimo). Mas procure jogar sem o auxílio de livros ou dicas. Em suma, desafie a sua mente, concurseiro.

continua depois da publicidade

3) Cultive o hábito da leitura

Outra dica sobre como ser mais inteligente. Se você imaginasse o poder que uma boa leitura exerce sobre a mente humana, se tornaria um leitor ávido.

Ainda mais em tempos de redes sociais, em que a superficialidade reina em absoluto. Através da leitura podemos aprender novos conceitos, aprimorar o nosso vocabulário e, de quebra, a escrita.

Se você não tem o hábito de ler constantemente, que tal começar hoje mesmo? Escolha um livro cujo gênero você tenha mais identificação e faça uma boa leitura.

Além de ser um exercício e tanto para a sua mente (que vai se deparar com novas informações), você ainda exercita a sua criatividade, que é um impulso e tanto para o seu cérebro. Esse é um hábito saudável que todo concurseiro deveria ter.

continua depois da publicidade

4) Nunca deixe de aprender coisas novas

Se você procura uma maneira de ser mais inteligente e conseguir a tão sonhada aprovação no concurso público, deve estimular a sua mente a aprender novas habilidades.

Quando fazemos as mesmas coisas todos os dias, o nosso cérebro se acostuma e acaba ficando preguiçoso, por causa da rotina. E uma mente que está sempre aprendendo terá uma reserva cognitiva muito maior no futuro.

Dessa forma, invista em seu aprendizado constante. Não importa o que seja: um novo idioma, desenvolver uma nova habilidade técnica, aprender a dançar, a cozinhar um prato internacional, a praticar uma nova modalidade esportiva, artes, jardinagem e até um assunto com o qual nunca tenha tido contato antes. Vale de tudo para deixar o seu cérebro ativo.

continua depois da publicidade

5) Reforce aquilo que acabou de aprender

Você já tentou explicar aquilo que acabou de aprender para uma outra pessoa? Se ainda não, está na hora de começar a fazer isso. Quando você ensina para alguém o conteúdo que acabou de estudar, as informações ficam armazenadas em sua mente de uma maneira mais efetiva. E isso se traduz em uma maior bagagem conceitual, já que o seu aprendizado foi concreto.

Faça o seguinte: assim que acabar de estudar o que precisa, chame um amigo ou parente e explique tudo aquilo que aprendeu para ele, usando as suas próprias palavras.

Não se sinta constrangido se no meio da explicação bater aquele branco, pois isso é natural. Se acontecer, procure sanar a sua dúvida e recomece a explicação. Quanto mais vezes você praticar, maiores serão as chances de aprender.

continua depois da publicidade

As nossas dicas sobre como ser mais inteligente devem ser praticadas todos os dias. Lembre-se de que o cérebro humano precisa ser estimulado de forma constante, já que a inteligência depende exclusivamente disso.

Leia também

Concursos em sua
cidade