Diante do desaparecimento de algumas carreiras e da desvalorização constante de cargos específicos, os profissionais precisam ficar atentos às novas oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho. Nesse contexto, é interessante acompanhar as profissões que vão ficar em alta nos próximos anos.
Mais do que bons salários e benefícios interessantes, estas profissões estão acompanhando as transformações na sociedade. Seja pelo advento de novas tecnologias, por mudanças culturais na forma com que as pessoas consomem e até mesmo as tendências sustentáveis, existem diversos motivos que justificam a popularização dessas ocupações. Saiba mais informações sobre elas a seguir.
13 profissões que vão ficar em alta nos próximos anos
1) Desenvolvedor de Softwares
Responsável por construir sistemas de processamento de dados, atuando no planejamento, desenvolvimento, implementação, manutenção e atualização. Também é responsável pela apresentação de resultados por meio dos programas criados.
2) Analista de Big Data
É o profissional encarregado de extrair, organizar, analisar, interpretar e processar de maneira legível para outros setores o grande volume de dados gerado online diariamente. Auxilia na tomada de decisões dentro da empresa, mostrando por meio de números e diferentes informações a realidade objetiva.
3) Especialista em Segurança da Informação
Com o crescimento do mercado de tecnologia, é necessário que o Especialista em Segurança da Informação estabeleça mecanismos para proteger os dados, sistemas e banco de informações das empresas. Mais do que combater hackers, auxilia na organização dos dados para evitar perdas durante os processos produtivos.
4) Analista de Marketing Digital
Auxilia na construção de estratégias, planos e campanhas no campo de Marketing, fomentando a divulgação e crescimento da empresa por meio da captação de novos clientes. É quem administra lançamentos, eventos, novos contratos e parcerias importantes para o desenvolvimento da organização.
5) Profissional de Saúde Mental
Desde os Psicólogos até os Terapeutas Integrativos, os profissionais que cuidam da saúde mental serão cada vez mais necessários nos próximos anos. Diante do aumento do fluxo de informações e crescimento das demandas sociais, serão responsáveis por manter o equilíbrio das pessoas por meio de diferentes tratamentos.
6) Gestor Ambiental
O Gestor Ambiental é quem cuida do descarte de resíduos produzidos por empresas de diferentes setores, garantindo que esses materiais sejam direcionados aos locais corretos e não gerem danos ao meio ambiente e à população. Garante a sustentabilidade nas atividades das empresas.
7) Terapeuta Alternativo
Cada vez mais, as pessoas estão migrando dos métodos tradicionais para as técnicas alternativas, principalmente para fugir dos medicamentos e cirurgias. Sendo assim, os terapeutas que trabalham com práticas distintas estão se tornando cada vez mais procurados, pois oferecem serviços baseados na totalidade do indivíduo.
8) Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é um ramo que está sendo implementado massivamente no mercado de trabalho, mas cabe ao Gestor de Desenvolvimento de Negócios garantir que esse é um processo efetivo. Mais do que gerenciar a tecnologia, é quem garante que os resultados esperados serão alcançados.
9) Gestor de Sustentabilidade
Com uma atuação mais ampla do que o Gestor Ambiental, esse profissional é responsável por estabelecer políticas internas para promover sustentabilidade nas atividades da empresa. Além disso, garante que as ações estão em conformidade com a legislação ambiental e as normas de sustentabilidade.
10) Geneticista
O Geneticista é o profissional que coleta e interpreta as informações genéticas dos indivíduos, a fim de identificar possíveis problemas de saúde e desenvolver tratamentos cada vez mais efetivos. Ou seja, trabalha na criação de novos medicamentos, vacinas e diferentes tipos de cura.
11) Facilitador de Tecnologia da Informação
Mais associado à pesquisa do que ao mercado de trabalho, esse profissional deve explorar as tendências digitais para implementá-las com diferentes fins, desde os comerciais até os educacionais. Pode também criar plataformas automatizadas que permitem com que os usuários construam ambientes virtuais colaborativos.
12) Oficial de Ética de Dados
É quem mantém as empresas e instituições em cheque a respeito da utilização dos dados, principalmente dos usuários. Atua em conformidade com a legislação, de maneira preventiva e fiscalizadora para evitar abusos das autoridades e crimes de identidade.
13) Coach de bem-estar financeiro
Basicamente, esse profissional auxilia individualmente os clientes que estão procurando equilibrar a vida financeira. Mais do que uma consultoria, trabalha implementando ferramentas, sistemas e métodos que auxiliem as pessoas a cuidarem das finanças de maneira saudável.