O ping pong, ou tênis de mesa, é uma das modalidades esportivas mais comum entre as pessoas. Sobretudo, pode ser praticada casualmente ou como um esporte, mas nem todas as pessoas entendem para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong.
Sendo assim, para entender a sua funcionalidade, é fundamental conhecer mais sobre a origem, regras e características do tênis de mesa. Portanto, deve-se voltar há alguns séculos e entender como os instrumentos utilizados evoluíram até os modelos atuais. Saiba mais a seguir:
Qual é a origem do ping pong?
Em primeiro lugar, o ping pong surgiu na Inglaterra, no século XIX, por conta de um improviso. Basicamente, um conjunto de jogadores de um clube inglês improvisaram uma versão do tênis para ambiente fechado.
A princípio, algumas versões dessa história narram que a modalidade surgiu por causa de um tempo chuvoso, mas há divergências. De qualquer modo, estima-se que a primeira partida aconteceu em uma mesa de sinuca, e que as raquetes utilizadas eram livros de capa dura.
Posteriormente, a prática também alcançou os estudantes universitários, que empilhavam livros no lugar da rede, e entre os militares, que usaram equipamentos de combate improvisados para as partidas. A primeira menção de um catálogo específico com produtos esportivos para a modalidade foi em 1884.
Antes de se tornar uma modalidade esportiva, o tênis de mesa era vendido como um jogo por empresas de brinquedos. No geral, foram elas as responsáveis pela fabricação e comercialização das primeiras raquetes.
Contudo, a maior parte dos instrumentos eram feitas de madeira, o que causava muito barulho quando em contato com a bola mais leve. Curiosamente, o nome ping pong surgiu desse barulho. O termo tênis de mesa começou a ser adotado quando a empresa inglesa registrou o nome como uma marca em 1901.
Desse ponto em diante, a popularidade do esporte cresceu e deu início aos primeiros torneios e competições organizadas. Ou seja, a formalização como esporte surgiu por conta da prática casual, como uma brincadeira.
Em 1921, surgiu a Associação de Tênis de Mesa e, em 1926, a Federação Internacional de Tênis de Mesa. Como consequência, os livros de regras e torneios oficiais tomaram forma, com regras sobre os instrumentos e sobre as partidas em si.
Para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong?
No geral, algumas raquetes podem ter dois tipos de material de cobertura diferentes em cada face, mas é obrigatório que as raquetes tenham duas cores em cada lado. De acordo com as regras do ping pong, toda raquete deve ser composta de 85% de madeira natural, ainda que tenha diferentes tamanhos ou formatos.
Por via de regra, os lados indicam a usabilidade. Ou seja, costuma-se pintar uma tonalidade diferente da área de borracha que será utilizada no jogo. Sendo assim, o lado preto da raquete de ping pong realmente serve para marcar a ferramenta, seja como o lado a ser adotado ou como o lado que não será usado.
Comumente, as raquetes são feitas de modo que o lado vermelho seja utilizado, e o lado preto demarque o que ficará de fora. Porém, depende do material usado na construção dessa ferramenta, e de como o jogador prefere manusear a raquete.