É verdade que todos os gatos nascem com os olhos azuis?

Os gatos passam por diversas transformações em suas características físicas ao longo das etapas de desenvolvimento.

Os gatos são felinos domesticados que possuem particularidades específicas quando comparados aos demais animais de estimação, desde os cães até os coelhos, por exemplo. No entanto, será que é verdade que todos os gatos nascem com olhos azuis?

continua depois da publicidade

Essa característica está associada a um fenômeno tanto biológico quanto físico, relacionado à luz. Se você estiver estranhando os olhos do seu bichinho, não esqueça de levá-lo a um médico veterinário. Entenda mais sobre essa questão a seguir.

Todos os gatos nascem com os olhos azuis?

Leia também

Segundo os especialistas da Catster, a resposta é sim, todos os gatos nascem com os olhos azuis. Em geral, a cor dos olhos da maioria dos gatos muda com o tempo, sendo possível observar mudanças dentro de um período de 7 semanas desde o nascimento.

No entanto, existem raças específicas de gatos, como os siameses, que mantêm essa cor dos olhos ao longo da vida como uma característica típica. O que ocorre é que os olhos azuis dos gatos surgem por conta da refração da luz na íris.

continua depois da publicidade

Sendo assim, o que as pessoas percebem como olhos azuis se trata da falta de pigmento combinada com a refração da luz. Uma vez que o azul tem um comprimento de onda mais curto, a luz é espalhada e o azul acaba sendo refletido.

Como é desenvolvida a visão nos gatos?

No geral, os gatos nascem com os olhos fechados. Somente entre o sétimo e décimo dia de vida é que as pálpebras começam a se separar e vão abrindo aos poucos, de forma natural.

Ao longo do primeiro mês de vida, o gato não está com a visão totalmente formada, porque enxerga apenas leves borrões de sombras e cores. Biologicamente, a plena funcionalidade visual e ocular acontece por volta das 16 semanas de idade.

continua depois da publicidade

Até esse período, o gato está aprendendo a ver sem ter os olhos totalmente maduros. Antes de mais nada, eles desenvolvem a visão e só depois criam a percepção de cores.

Depois que os olhos se abrem, somos confrontados com olhos azuis brilhantes, mas a tendência é que a tonalidade da íris se transforme lentamente enquanto os olhos vão amadurecendo. A partir da 7ª semana, os olhos começam a assumir outra cor.

Comumente, essa segunda cor é a que irá acompanhar o gato até a fase adulta. A partir dessa etapa, os melanócitos do olho estão totalmente formados, e são essas estruturas que produzem a melanina que pigmenta os olhos.

Claro, a quantidade de melanócitos e melanina produzida depende do organismo e genética de cada gato. Contudo, é isso que determina a cor final, intensidade e profundidade dos olhos do gato.

continua depois da publicidade

É por isso que os gatos com olhos verdes claros têm pequena quantidade de melanina, enquanto os olhos castanhos têm mais, entende?

Quais são as raças que costumam ter olhos azuis na fase adulta?

Se você quer um gatinho de olhos azuis para toda a vida, existem algumas raças que possuem essa característica natural. No entanto, vai depender de fatores genéticos, porque pode ser que o olho escureça mesmo assim.

As principais raças são:

  • Gato siamês;
  • Gato birmanês;
  • Ragdoll;
  • Gato Balinês;
  • Gato Snowshoe;
  • Gato Tonquinês;
  • Gato Himalaia.
Leia também

Concursos em sua
cidade