Devemos ou não colocar vírgula antes de “etc.”? Descubra aqui

Aprenda de uma vez por todas se você precisa ou não colocar vírgula antes da expressão "etc" dentro das frases.

Conhecer as regras da Língua Portuguesa é a melhor maneira de não ficar em dúvida na hora de escrever. Neste contexto, pode-se aprender se deve ser colocado ou não uma vírgula antes de etc. nas frases.

continua depois da publicidade

Para entender como a linguagem se adapta ao uso dessa locução em latim, é preciso partir dos significados e usos para que as normas gramaticais façam sentido. Assim, você nunca mais vai errar nos usos. Entenda mais a seguir.

O que significa etc.?

Leia também

O etc. nada mais é do que uma abreviação da locução et caetera, retirada do latim e incorporada na Língua Portuguesa. Esse substantivo feminino é usado com a tradução literal de “entre outras coisas”.

Dentro das frases, pode adotar o sentido de “entre outros”, “e assim por diante”, “e outras coisas” ou até “e o resto”. Porém, depende da construção dessa oração, o contexto e o que está sendo dito. Veja algumas frases de exemplo:

continua depois da publicidade
  • Comprei laranja, banana, maçã, manga, etc. na feira;
  • Ganhou muitos presentes de aniversários, como perfumes, maquiagens, roupas de festa, etc.;
  • Queria ter ido à festa, mas tive que limpar a casa, fazer as compras, arrumar a cozinha etc.;
  • Meu pai não gosta de aniversários, do Natal, de festa junina etc.

Segundo o Dicionário Online de Português, o termo etc. pode ser adotado com o sentido de dar seguimento a algo, como quem diz “daqui por diante”. Na classificação gramatical, esse termo é uma locução conjuntiva.

Devo usar vírgula antes do etc?

Depende. Isso porque as adaptações modernas do uso da Língua Portuguesa tornaram a vírgula antes do etc. facultativa, mas o mais comum é que não se utilize.

A depender do dicionário que você consultar, as frases de exemplo poderão ter vírgula antes ou não. Por exemplo, no dicionário Aurélio tem-se a frase “Comprou frutas, verduras, legumes, etc.”, com a vírgula antes.

continua depois da publicidade

Já no Dicionário Aulete, o exemplo de uso é “Ganhou bonecos, soldadinhos de chumbo, um jogo de futebol de botões. bolas etc.” sem a vírgula.

No geral, o uso da vírgula é opcional – pode ou não ser utilizada. Contudo, essa não é a única regra de uso que você precisa ficar atento.

Regras de uso do et caetera

A primeira delas é que não se coloque o conectivo “e” antes do termo etc. Como se trata de uma locução conjuntiva, não há necessidade de adicionar outra expressão, porque acaba ficando excessivo e redundante.

Ou seja, a expressão et caetera já inclui um conectivo por conta própria. Outra regra relacionada a esse termo é que nunca se utilize na enumeração de pessoas, somente de objetos e animais.

continua depois da publicidade

Portanto, dizer “Foram comigo Pedro, João, Augusto, Luis etc.” está incorreto. O melhor seria dizer “Foram comigo Pedro, João, Augusto, Luis e outros amigos”.

Outro erro comum é usar o etc. acompanhado de reticências. Nas regras da norma culta, ou se utiliza o etc. ou então as reticências, mas os dois juntos está errado.

Por via de regra, logo depois de usar essa expressão precisa se colocar um ponto, mesmo que não esteja no final da frase. Isso porque é assim que se escreve qualquer tipo de abreviação, mas principalmente as locuções conjuntivas.

Nos casos em que o etc. finalizar uma frase, não é necessário duplicar o ponto. Então, se usa o próprio ponto que acompanha para concluir a sentença.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade