Custos e despesas não são a mesma coisa; conheça a diferença

Fique por dentro da diferença entre custos e despesas, caso esteja precisando organizar sua vida financeira.

Quando se trata de administrar nossas finanças pessoais, dois termos que frequentemente surgem neste contexto são “custos” e “despesas”. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, existe uma diferença entre eles. Sabia disso, concurseiro? É verdade.

continua depois da publicidade

Elaboramos este artigo que vai mostrar a diferença entre custos e despesas. Se você é um candidato a concurso que sempre teve essa curiosidade ou simplesmente quer organizar melhor a sua vida financeira, não deixe de ler até o fim, combinado?

Diferença entre custos e despesas 

Custos

Leia também

Os custos podem ser definidos como aqueles gastos que estão diretamente ligados à produção de algo ou à prestação de um serviço, por exemplo.

Podemos dizer que são os gastos necessários para que um produto seja fabricado ou um serviço seja realizado. 

continua depois da publicidade

Suponha que você seja um empreendedor e faça bolos caseiros para vender. Os ingredientes como farinha, ovos, leite e açúcar seriam os seus custos para fazer o produto comercializado, entendeu?

Outro exemplo de custo seria o valor gasto com combustível de um entregador que usa o seu carro ou sua moto para entregar as encomendas de uma empresa. Vamos aos exemplos: 

  • Os custos da minha pequena empresa incluem os materiais que eu uso para fazer meus produtos;
  • Os custos que eu tenho para prestar esse tipo de serviço costumam ser bem altos;
  • Não tenho nenhum tipo de custo para realizar esse trabalho. 

Despesas

As despesas são os gastos relacionados ao funcionamento do seu negócio ou da sua vida cotidiana, mas que não estão diretamente envolvidos na produção de algo específico.

continua depois da publicidade

Por exemplo, as contas de luz, água, telefone, internet, TV a cabo, supermercado, escola dos filhos, aluguel, salários dos funcionários, plano de saúde, material de escritório, entre outros, são consideradas despesas.

Veja os exemplos abaixo para ficar mais claro: 

  • Minhas despesas mensais incluem o aluguel do escritório, as contas de luz e água, além dos salários dos meus funcionários;
  • O valor total das despesas mensais da casa daquela mulher gira em torno de R$ 10 mil;
  • Esse mês, as únicas despesas que tive foram com o meu plano de saúde e a conta de água.

Diferenças relevantes entre esses dois termos

Conheça outras diferenças entre custos e despesas que merecem destaque, candidato a concurso:

continua depois da publicidade

Variabilidade

Os custos podem variar de acordo com a quantidade de produtos fabricados ou com a demanda de serviços prestados. Por exemplo, se você fabrica mais bolos para vender, os custos com ingredientes aumentam.

Já as despesas geralmente permanecem constantes ou variam de forma independente da produção.

Impacto financeiro

Geralmente, os custos têm um impacto mais direto nos lucros de uma empresa, já que estão relacionados à produção de algo que será vendido.

Por outro lado, as despesas afetam as finanças do negócio de maneira mais contundente, já que elas são necessárias para manter tudo funcionando, mas não estão diretamente ligadas à geração de receita.

Em suma, compreender a diferença entre custos e despesas é fundamental para uma boa gestão financeira, seja da sua vida pessoal ou do seu negócio.

Saber onde o dinheiro está sendo gasto ajuda a tomar decisões mais assertivas e a identificar onde é possível reduzir despesas ou otimizar custos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade