Conheça 5 exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória

Está querendo turbinar ainda mais o seu aprendizado, concurseiro? Então, fique por dentro dos cinco melhores exercícios para ativar e desenvolver a memória.

Aquele concurseiro que está tendo dificuldades para assimilar o conteúdo estudado, pode se valer dos exercícios para ativar e desenvolver a memória. Eles podem ser uma solução eficaz para combater esse problema que tanto atrapalha o aprendizado. Essa prática também pode transformar a maneira como o seu cérebro retém novas informações. Você vai estimular a sua mente de uma forma lúdica com pequenas mudanças em sua rotina diária.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou cinco exercícios para ativar e desenvolver a memória. Se você precisa encontrar uma maneira de deixar a sua mente mais ativa e memorizar as informações que precisa para arrasar nas provas do concurso, não deixe de ler até o fim. Colocando em prática todas as dicas abaixo, é possível notar uma baita diferença no seu aprendizado. Confira.

Exercícios para ativar e desenvolver a memória

1) Memorize cenas

Leia também

Esse é um dos exercícios para ativar e desenvolver a memória mais eficazes que existem. Em sua rotina diária, quando você se deparar com uma fotografia, um outdoor, uma vitrine ou um quadro, pare diante deles por uns 30 segundos e memorize todos os detalhes da imagem que está diante dos seus olhos. Mantenha o foco e olhe com bastante atenção, fechado?

Depois da sua minuciosa e breve análise, afaste-se da imagem, pegue uma folha de papel e anote tudo que conseguir se lembrar. Você deve anotar o maior número de informações possível, ou seja, cores, roupas, objetos, posições, formato da obra e tamanho dos itens. Pode parecer estranho, mas essa prática auxilia bastante na memorização de teorias e fórmulas matemáticas. Esse exercício te obriga a exercitar a sua mente para que ela se mantenha sempre ativa.

2) Exercícios para ativar e desenvolver a memória: Faça contas simples de cabeça

Segundo os especialistas em Neurociência, fazer cálculos mentais simples pode deixar a sua mente mais rápida. Por isso, que tal começar a fazer contas matemáticas de baixa complexidade o mais depressa possível? Pode ser enquanto você está na academia, dentro do ônibus indo para o cursinho preparatório ou durante a sua caminhada matinal. Todos os números que aparecerem em seu trajeto faça contas de somar, dividir, subtrair e multiplicar, com eles.

continua depois da publicidade

Mesmo que possa exigir muito raciocínio (o que é bem-vindo), essa tarefa pode estimular a sua mente de forma contínua. Na verdade, você está preparando o seu cérebro para resolver cálculos matemáticos mais difíceis. Faça dessa prática um hábito diário, combinado concurseiro?

3) Assista um filme e depois conte a história para alguém

Mais um dos exercícios para ativar e desenvolver a memória. Se você é um cinéfilo de carteirinha, essa prática será moleza. Escolha um filme do gênero que mais gosta que nunca tenha assistido antes e assista-o com toda atenção. Acabou? Agora, chame um amigo ou familiar (que não conheça a obra) e conte toda a história para a pessoa.

Procure se lembrar de cada detalhe do filme, desde o início, passando pelo meio e chegando no final. Se der aquele branco, feche os olhos e procure imaginar a cena em questão. Quando terminar a sua explicação sobre a história, pergunte se a pessoa entendeu tudo. Essa prática pode deixar a sua mente muito mais ativa, já que vai auxiliar na retenção de informações novas com mais facilidade.

4) Jogos que exigem concentração podem ajudar

Pensou nos exercícios para ativar e desenvolver a memória? Sudoku, quebra-cabeças, dominó, palavras cruzadas, jogo dos sete erros, dama, xadrez, banco imobiliário, dentre outras opções, são maneiras de aumentar o foco, a concentração e, de quebra, deixar a sua mente mais “esperta”. Essas brincadeiras treinam o seu cérebro para lembrar dos conteúdos que foram estudados.

Além disso, a sua mente vai conseguir associar imagens com mais facilidade. Ou seja, você vai aprender de uma maneira lúdica e efetiva. Se você é daqueles concurseiros que se distraem facilmente na hora que está estudando, essa dica não pode ser negligenciada. Esses jogos mentais podem ser os seus aliados na hora de aprender com eficiência. Acredite.

5) Use a mão não dominante

A nossa última dica de exercícios para ativar e desenvolver a memória. Você já experimentou usar mais a sua mão não dominante, concurseiro? Por exemplo, se você é destro, tente se ensaboar, comer, tomar água, usar a faca, pentear o cabelo ou escovar os dentes com a mão esquerda. Por mais que sejam tarefas simples, essa prática pode ser bastante útil para a sua mente.

Por que? Quando usamos mais a mão não dominante, mesmo que seja para algo corriqueiro do dia a dia, ambos os lados do cérebro são estimulados. Ou seja, esse órgão vai ficar bem mais ativo, já que será desafiado de forma constante. Por mais que seja complicado (e demorado) usar a mão que não estamos acostumados para fazer as coisas, a sua mente será a principal beneficiada. Pode apostar nisso.

Leia também

Concursos em sua
cidade