Confira quando a consulta do 1º lote da restituição do IR ficará aberta

O 1º lote da restituição é destinado aos grupos prioritários, e estará disponível em breve.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 começou no dia 15 de março, e os contribuintes têm até o dia 31 de maio para finalizá-la.

continua depois da publicidade

Passado este período, os valores da restituição começam a ser pagos, e muitos cidadãos já podem estar de olho na oportunidade de garantir o retorno de parte de seu dinheiro descontado.

O calendário para a restituição do IR 2024, por sua vez, já foi definido, e aqueles que forem considerados aptos poderão ter determinadas quantias retornadas em um esquema de cinco lotes. Para agilizar o processo, será possível consultá-los em breve.

Pensando nisso, confira abaixo quando a consulta do 1º lote deve ficar disponível, bem como outras informações pertinentes a respeito do retorno do dinheiro.

continua depois da publicidade
Leia também

Consulta do 1º lote da restituição

Como informado anteriormente, a restituição do IR consiste em devolver parte do dinheiro pago pelos contribuintes, caso eles tenham precisado arcar com tributos maiores do que o valor real.

Ao finalizar a declaração, caso seja indicada uma diferença positiva, o cidadão deve pagar o que restou do tributo. Contudo, caso a diferença seja negativa, isso quer dizer que existe saldo a ser recebido, resultando na restituição.

continua depois da publicidade

Diante da possibilidade de receber o retorno dos valores, é comum que muitas pessoas se perguntem se têm direito à restituição ou não.

Esse tipo de informação, assim como os futuros pagamentos, pode ser consultada no site da Receita Federal, onde a consulta geral já pode ser realizada.

Por outro lado, é preciso ter em mente que os dados ainda devem passar por atualizações, sendo consolidados apenas na semana anterior ao pagamento do 1º lote. Logo, a consulta dos valores só estará disponível a partir de então.

continua depois da publicidade

Consulta geral

De modo que seja possível descobrir se um cidadão tem ou não direito à restituição, só é necessário seguir este passo a passo:

  • Acesse o site de consulta da restituição;
  • Informe o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício, que é 2024;
  • Realize o teste Captcha e clique em “Consultar”.

Vale lembrar que, mesmo que a consulta ofereça indícios da situação de um contribuinte, este ainda deve realizá-la novamente em maio, após a atualização dos dados.

Para aqueles aptos para o acerto de contas, o valor será transferido à vista ou de forma parcelada, após cadastrar o débito automático na conta corrente do indivíduo. O depósito é inteiramente de responsabilidade da Receita Federal.

Calendário da restituição

A consulta do 1º lote da restituição está cada vez mais próxima, mas existem ainda outros quatro que devem receber a atenção dos contribuintes. São eles:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

O recebimento dos valores segue uma ordem de prioridade. Desse modo, na divisão dos lotes, certos grupos irão garantir o dinheiro antes dos outros. As classes são as seguintes:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix.

Para mais informações, basta acessar a página da Receita Federal ou os aplicativos, como o Meu Imposto de Renda e o Receita Federal

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade