Os nomes têm poder. Apesar desta ser uma frase conhecida por muitos, seu verdadeiro significado não é amplamente divulgados.
Um nome é responsável por definir, em parte, um indivíduo; alguns deles podem ser fortes e intensos, e até mesmo remeter a culturas específicas. Neste sentido, alguns dos nomes próprios mais bonitos têm origem grega, por exemplo.
Estes termos podem representar símbolos potentes, como histórias humanas de heroísmo e superação do povo grego, bem como as sagas explosivas das deidades de sua mitologia.
Além de interessantes, estas questões podem servir de grande inspiração no momento de decidir o nome de um bebê. Para entender mais sobre o assunto, confira hoje os 15 nomes próprios mais bonitos que têm origem grega.
15 nomes próprios mais bonitos que têm origem grega
1. Helena
O nome Helena significa “a reluzente” ou “a resplandescente”. Este título feminino é originado do grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. Hélê, por sua vez, quer dizer “raio de sol”. O nome foi amplamente difundido a partir de Helena de Troia, conhecida por sua beleza marcante.
2. Júlia
Extremamente popular, Júlia significa “macia”, “jovem” ou “filha de Júpitor”. A variante de Júlio, originado do latim Julius, deriva do grego loulos, que quer dizzer “fofo” ou “macio”. Este nome pode se referir a alguém jovem ou jovial.
3. Melissa
Este nome feminino de sonoridade agradável possui um significado doce. Melissa é traduzido para “abelha” ou “mel”, por surgir a partir da palavra grega mélissa, que significa “abelha”. O nome é relacionado à mitologia grega, com a ninfa Melissa, que cuidou e amamentou o deus Zeus.
4. Ícaro
Ícaro significa “seguidor” ou alguém com muita ambição e determinação. Se refere principalmente ao herói grego filho de Dédalo, que tinha como sonho voar nas alturas. Para isso, seu pai construiu asas artificiais de cera ao filho, mas o alertou para que não voasse muito próximo ao Sol.
Ao sentir o poder de voar, porém, Ícaro se aproximou do Sol e suas asas derreteram.
5. Hélio
Na mitologia grega, Hélio representa o próprio sol, dirigindo sua carruagem de fogo pelos céus. O deus é o filho dos titãs Hipérion e Téia.
6. Eros
O nome Eros é constantemente associado ao amor e desejo. O próprio Eros, na mitologia grega, era o deus do desejo, filho de Afrodite e Ares. Esta figura era representada por flechas, disparadas sob indivíduos para que os fizessem se apaixonar. Ele é comumente conhecido por cupido.
7. Felipe
Outro título comum de se ver por aí, Felipe tem origem do grego Phílippos, uma junção entre phílos, “amigo”, e híppos, “cavalo”. O nome teria o significado de “amigo dos cavalos”, mas também se relaciona a “o que ama a guerra”.
8. Irene
Irene é originário de eirene, que significa “paz”. A variação do título indica “aquela que traz a paz”, ou “pacificadora”. Na mitologia grega, esta era a personificação da deusa da paz.
9. Larissa
O nome Larissa também vem do grego, a partir de Lárissa. Esta palavra significa “da acrópole”, mas também pode significar “da cidadela”, “linda” ou “adorável”.
10. Maia
Maia possui um significado forte: a palavra origina sentidos como “grande”, “mãe” ou “aquela que dá a vida”. O nome ainda remete à deusa da mitologia grega que reinava na primavera, dando origem ao nome do mês de maio. O título indica fertilidade e possibilidade de renascimento.
11. Sophia
Tanto Sophia quanto Sofia surgiram do grego sophia, ou seja, “sabedoria”. É traduzido ainda como “santidade” ou a própria sabedoria em sua forma feminina.
12. Theo
O nome Theo é um nome próprio de origem grega. Ele surgiu a partir de théos, que significa literalmente “deus” ou “deus supremo”. Era assim que muitos deuses gregos eram chamados, mas com a chegada do Cristianismo, théos passou a designar Deus, a figura central das religiões abraâmicas.
13. Antônio
Este título é proveniente do latim Antonius, e do grego Antónios. Significa “de valor inestimável”, “alimentado de flores”, “valioso” e “digno de apreço”. A questão das flores é proveniente do grego antheos, outra teoria do surgimento do nome.
14. Alexandre
Alexandre é “o protetor do homem”, “defensor da humanidade” e “o que repele os inimigos”. Sua origem vem de Aléxandros, uma junção de aléxo, “repelir e proteger” e do vocábulo andrós, que significa “homem”. Na mitologia grega, Alexandre designava Páris, responsável por derrotar Aquiles com uma flecha em seu calcanhar.
15. André
O nome André é proveniente do grego Andreas, ou “másculo”, “viril” e “masculino”. É calcado do elemento andrós, que significa “homem”.