Confira os 15 nomes próprios mais bonitos que têm origem grega

Estes são os 15 nomes próprios mais bonitos que têm origem grega. Confira quais são os significados de cada um.

Os nomes têm poder. Apesar desta ser uma frase conhecida por muitos, seu verdadeiro significado não é amplamente divulgados.

continua depois da publicidade

Um nome é responsável por definir, em parte, um indivíduo; alguns deles podem ser fortes e intensos, e até mesmo remeter a culturas específicas. Neste sentido, alguns dos nomes próprios mais bonitos têm origem grega, por exemplo.

Estes termos podem representar símbolos potentes, como histórias humanas de heroísmo e superação do povo grego, bem como as sagas explosivas das deidades de sua mitologia.

Leia também

Além de interessantes, estas questões podem servir de grande inspiração no momento de decidir o nome de um bebê. Para entender mais sobre o assunto, confira hoje os 15 nomes próprios mais bonitos que têm origem grega.

continua depois da publicidade

15 nomes próprios mais bonitos que têm origem grega

1. Helena

O nome Helena significa “a reluzente” ou “a resplandescente”. Este título feminino é originado do grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. Hélê, por sua vez, quer dizer “raio de sol”. O nome foi amplamente difundido a partir de Helena de Troia, conhecida por sua beleza marcante.

2. Júlia

Extremamente popular, Júlia significa “macia”, “jovem” ou “filha de Júpitor”. A variante de Júlio, originado do latim Julius, deriva do grego loulos, que quer dizzer “fofo” ou “macio”. Este nome pode se referir a alguém jovem ou jovial.

3. Melissa

Este nome feminino de sonoridade agradável possui um significado doce. Melissa é traduzido para “abelha” ou “mel”, por surgir a partir da palavra grega mélissa, que significa “abelha”. O nome é relacionado à mitologia grega, com a ninfa Melissa, que cuidou e amamentou o deus Zeus.

continua depois da publicidade

4. Ícaro

Ícaro significa “seguidor” ou alguém com muita ambição e determinação. Se refere principalmente ao herói grego filho de Dédalo, que tinha como sonho voar nas alturas. Para isso, seu pai construiu asas artificiais de cera ao filho, mas o alertou para que não voasse muito próximo ao Sol.

Ao sentir o poder de voar, porém, Ícaro se aproximou do Sol e suas asas derreteram.

5. Hélio

Na mitologia grega, Hélio representa o próprio sol, dirigindo sua carruagem de fogo pelos céus. O deus é o filho dos titãs Hipérion e Téia.

6. Eros

O nome Eros é constantemente associado ao amor e desejo. O próprio Eros, na mitologia grega, era o deus do desejo, filho de Afrodite e Ares. Esta figura era representada por flechas, disparadas sob indivíduos para que os fizessem se apaixonar. Ele é comumente conhecido por cupido.

continua depois da publicidade

7. Felipe

Outro título comum de se ver por aí, Felipe tem origem do grego Phílippos, uma junção entre phílos, “amigo”, e híppos, “cavalo”. O nome teria o significado de “amigo dos cavalos”, mas também se relaciona a “o que ama a guerra”.

8. Irene

Irene é originário de eirene, que significa “paz”. A variação do título indica “aquela que traz a paz”, ou “pacificadora”. Na mitologia grega, esta era a personificação da deusa da paz.

9. Larissa

O nome Larissa também vem do grego, a partir de Lárissa. Esta palavra significa “da acrópole”, mas também pode significar “da cidadela”, “linda” ou “adorável”.

10. Maia

Maia possui um significado forte: a palavra origina sentidos como “grande”, “mãe” ou “aquela que dá a vida”. O nome ainda remete à deusa da mitologia grega que reinava na primavera, dando origem ao nome do mês de maio. O título indica fertilidade e possibilidade de renascimento.

continua depois da publicidade

11. Sophia

Tanto Sophia quanto Sofia surgiram do grego sophia, ou seja, “sabedoria”. É traduzido ainda como “santidade” ou a própria sabedoria em sua forma feminina.

12. Theo

O nome Theo é um nome próprio de origem grega. Ele surgiu a partir de théos, que significa literalmente “deus” ou “deus supremo”. Era assim que muitos deuses gregos eram chamados, mas com a chegada do Cristianismo, théos passou a designar Deus, a figura central das religiões abraâmicas.

13. Antônio

Este título é proveniente do latim Antonius, e do grego Antónios. Significa “de valor inestimável”, “alimentado de flores”, “valioso” e “digno de apreço”. A questão das flores é proveniente do grego antheos, outra teoria do surgimento do nome.

14. Alexandre

Alexandre é “o protetor do homem”, “defensor da humanidade” e “o que repele os inimigos”. Sua origem vem de Aléxandros, uma junção de aléxo, “repelir e proteger” e do vocábulo andrós, que significa “homem”. Na mitologia grega, Alexandre designava Páris, responsável por derrotar Aquiles com uma flecha em seu calcanhar.

continua depois da publicidade

15. André

O nome André é proveniente do grego Andreas, ou “másculo”, “viril” e “masculino”. É calcado do elemento andrós, que significa “homem”.

Leia também

Concursos em sua
cidade