Quanto tempo demora para a luz do Sol chegar na Terra? Descubra aqui

A luz viaja no vácuo do espaço com velocidade constante e sem sofrer alterações até chegar na Terra e refletir as partículas que fazem parte da luz solar.

A luz viaja no vácuo do espaço em uma velocidade constante, que quase nunca sofre qualquer mudança, por isso ela não leva muito tempo para chegar até a Terra. Do mesmo modo, a luz do Sol leva uma média de minutos até que seja capaz de adentrar a superfície terrestre.

Todavia, essa média calculada não leva em conta o tempo que outras partículas, os fótons, levam para sair de dentro do Sol. Do mesmo modo o tempo, pois o universo acusa a existência de galáxias localizadas milhões de anos-luz de distância. Assim, cabe dizer que a luz que enxergamos pode ter deixado a superfície dessas estrelas há milhões de anos.

Se o Sol por um acaso desaparecesse, nós levaríamos um tempo para perceber a ausência. Entretanto, se a fusão do hidrogênio em hélio no núcleo solar fosse interrompida, provavelmente não daríamos falta da estrela pelos próximos anos.

Quanto tempo a luz do Sol leva para chegar na Terra?

A velocidade da luz é uma constante e dentro do vácuo do espaço a luz viaja sem sofrer qualquer influência. Em termos matemáticos, a luz se move no vácuo a 300.000 quilômetros por segundo, enquanto a Terra orbita o Sol em uma distância de 150 milhões de quilômetros.

Nesse sentido, para saber quanto tempo a luz do Sol demora para chegar na Terra, basta dividir os dois valores acima e chegamos à marca de 500 segundos, ou o equivalente a 8 minutos e 20 segundos.

Entretanto, esse cálculo não leva em conta o tempo que os fótons, outras partículas que compõem a luz, precisam para sair do interior do Sol. Isso porque essas partículas ficam vagando dentro da estrela até finalmente alcançarem a sua superfície.

Presença dos fótons no Sol

Os fótons são partículas fundamentais que são capazes de transportar a luz, assim como todo tipo de radiação. Inclusive, os fótons começam como radiação gama, sendo emitidos e absorvidos várias vezes dentro da zona radioativa do Sol.

Nesse sentido, os fótons presentes no Sol percorrem um grande caminho até de fato saírem da estrela. O Sol produz fótons a partir da fusão nuclear de átomos encontrados em seu interior.

Mas da produção até a saída da estrela, os fótons levam em média cerca de 100 mil anos. Isso porque toda vez que são emitidos e absorvidos pelos átomos do Sol, os fótons perdem energia e demoram para sair.

Dito isso, se o processo de fusão que ocorre dentro do Sol terminasse hoje, ainda haveria muitos fótons que sairiam até a superfície, fornecendo radiação solar. Todavia, o Sol possui em seu interior, uma quantidade suficiente de fótons para os próximos milhares de anos.

Os neutrinos solares

Neutrinos são outras partículas produzidas no Sol, assim como no núcleo do planeta Terra, e por não interagirem com a matéria, são capazes de atravessar o Sol de maneira imediata após a sua formação. A presença dos neutrinos ajudou a comunidade científica a desvendar alguns segredos do Sol, inclusive a velocidade com que a luz do Sol chega até a superfície terrestre.

A partir da presença do fluxo de neutrinos no Sol, é possível afirmar que levaria muito tempo até que a humanidade sentisse de fato os efeitos de um “apocalipse solar”, caso a fusão que acontece no interior da estrela fosse interrompida de imediato.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.