No geral, as mudanças climáticas afetam diretamente o meio ambiente e a natureza. Porém, os espaços urbanos e seres humanos também estão na mira dos efeitos causados pelo aquecimento global. Por isso, existem 7 cidades que podem ser invadidas pelo mar nos próximos anos.
Sobretudo, estão localizadas em regiões muito próximas do oceano. Em alguns casos, são construídas de maneira irregular ou com materiais de pouca durabilidade. Sendo assim, são consideradas área de risco diante do aumento do nível do mar nos próximos anos. Saiba mais a seguir:
Cidades que podem ser invadidas pelo mar nos próximos anos
1) Ilhas Maldivas
Em primeiro lugar, cerca de 80% da extensão territorial das Ilhas Maldivas estão localizadas a menos de um metro acima do nível do mar. Como consequência, estima-se que essa é a região com um dos territórios mais baixos do mundo.
Como um país insular localizado no Oceano Índico, a região é vizinha do Sri Lanka e da Índia. Ainda que seja composto de, aproximadamente, 1.196 ilhas, somente 203 são habitadas. Porém, estima-se que a região é lar de diversas comunidades tradicionais que nunca foram urbanizadas.
A estimativa do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) é que as Ilhas Maldivas se tornarão inabitáveis a partir de 2050. Atualmente, há um risco de toda a área submergir.
2) Seychelles
O paraíso localizado no Oceano Índico é um composto por 115 ilhas que já possui em seu território uma série de muros de contenção. A expectativa do governo local é que essas construções impeçam o avanço do mar. Como a região é distribuída em diversos arquipélagos próximos ao oceano, as faixas de areia estão se tornando praias pro conta do avanço do mar.
3) Ho Chi Mihn
A princípio, Ho Chi Mihn é um território vietnamita que não parece estar suscetível a ser invadido pelo mar nos próximos anos quando olhamos no mapa. Porém, as regiões ao leste do país estão fundadas acima de uma área pantanosa. Por conta disso, estima-se que o leste será devorado completamente até 2030.
A população local tem sentido os efeitos do avanço do mar com o crescimento de desastres naturais, causando grandes perdas. Atualmente, a área é foco de diversas inundações, tempestades tropicais duradouras e infiltração da água salgada no interior do lençol freático.
4) Bangkok
A capital tailandesa está localizada a 1,5 metro acima do nível do mar. Entretanto, estima-se que a região está afundando aproximadamente 3 cm por ano.
Em resumo, essa região foi construída acima de camadas de argila mole desde o início do século XV. por isso, está ocorrendo um contínuo afundamento. Como consequência, há um grave risco de que a capital seja invadida pelo mar nos próximos anos.
5) Nova Orleans
Construída abaixo do nível do mar, há décadas Nova Orleans possui um sistema de diques que falhou diversas vezes por conta da invasão do mar. Sendo assim, estima-se que as mudanças climáticas poderão devorar a região por completo, principalmente com o aumento do nível do mar.
Em Nova Orleans, localizado nos Estados Unidos, mais de 51,6% do território total é composto por área molhada. Ou seja, existe presença de água ou influência indireta dos níveis do mar.
6) Amsterdã
Ainda que ofereça aos turistas um belo cartão postal, Amsterdã é uma cidade holandesa que está construída abaixo do nível do mar. Além disso, é planificada, de modo que a invasão do mar causará um desaparecimento uniforme em toda a região.
Atualmente, o governo local possui um dique com extensão de 32 quilômetros a fim de proteger a cidade. Porém, o crescimento contínuo do nível do mar poderá ameaçar a estrutura, como aconteceu em Nova Orleans.
7) Veneza
Esta cidade italiana cresceu de maneira desordenada e sem planejamento. Dessa forma, se estabeleceu acima de ilhotas que são naturalmente instáveis.
Como consequência, estima-se que um crescimento de 50 cm no nível do mar é suficiente para alagar permanentemente a região, podendo atingir o centro e se alastrar. Curiosamente, um dos apelidos de Veneza é "Cidade Flutuante" e "Cidade da Água" por conta dessas características.