Confira 4 habilidades que toda pessoa inteligente precisa ter

Mais do que bons resultados em provas e exames, as pessoas inteligentes possuem habilidades sociais e emocionais adquiridas através dos relacionamentos.

De acordo com os psicólogos Peter Salovey e John Mayer, pioneiros no estudo de inteligência emocional, essa habilidade consiste em uma inteligência social para monitorar sentimentos e emoções pessoais, assim como dos outros, para orientar pensamentos e ações. Sendo assim, consiste na capacidade de usar as informações sobre emoções e sentimentos para lidar com as relações sociais, e também consigo mesmo.

continua depois da publicidade

A partir da inteligência emocional, é possível trabalhar habilidades como empatia, comunicação interpessoal, flexibilidade, influência e motivação. Sobretudo, essa característica é colocada em prática a partir dos comportamentos do indivíduo, tanto no particular quanto no coletivo.

Para além do conceito psicossocial, define-se a inteligência como o sistema de reações de um indivíduo diante das situações. Portanto, compreende-se que essa capacidade é aperfeiçoada ao longo da vida, principalmente através da socialização.

Leia também

Mais do que testes de QI e provas de nível, pessoas inteligentes compartilham outras práticas e características em comum, independente das distâncias geográficas e culturais. Em resumo, a inteligência promove uma série de comportamentos emocionais e sociais que são adquiridos a partir da experiência individual.

continua depois da publicidade

Vejamos agora quatro habilidades que toda pessoa inteligente precisa ter:

1) Adaptabilidade

Sobretudo, pessoas inteligentes são flexíveis e conseguem se adaptar facilmente a diferentes ambientes, públicos e rotinas. Desse modo, conseguem mudar os comportamentos, desde a forma de se vestir até como se comunicam, para lidar com os estímulos de maneira mais eficaz.

Através dessa habilidade, conseguem manter o nível de entrega nos resultados, desenvolver o comprometimento e trabalhar bem em equipe, independente das diferenças. Como verdadeiros camaleões, as pessoas inteligentes aprendem a se encaixar no espaço em que estão inseridas.

2) Curiosidade

Mais do que uma pessoa pronta, o indivíduo que é inteligente tem noção das suas limitações e do quanto há para aprender. Nesse sentido, admitem com mais facilidade quando têm dúvidas e abraçam a oportunidade de aprender algo novo.

continua depois da publicidade

Desse modo, são mais abertos às experiências, tendem a fazer mais perguntas e se voluntariam para novas ideias com facilidade. Além disso, essa curiosidade permite que sejam mais humildes, pois se colocam na posição de aprendizes constantemente.

3) Mente aberta

Por conta da curiosidade, as pessoas inteligentes tendem a pensar fora da caixa, serem dispostas às novas ideias e flexíveis em relação às mudanças. Portanto, consideram outras visões com mais atenção e aceitam soluções alternativas, optando por algo que seja inovador, pois isso permite uma experiência diferente das obtidas anteriormente.

4) Empatia

As pessoas inteligentes possuem um amplo vocabulário emocional, sendo capazes de expressar pensamentos, sentimentos e se comportar de múltiplas formas, de acordo com cada situação. Acima de tudo, essa habilidade surge no contato com as outras pessoas e suas emoções, permitindo um aprendizado emocional importante.

continua depois da publicidade

Neste processo de contato e socialização, as pessoas inteligentes aprendem a ser mais sensíveis, sempre dizendo o que pensam e sentem, mas também ouvindo atentamente. Porque são capazes de se colocar no lugar do outro, agindo de forma empática, tendem a ter um pensamento coletivo e solidário, pensando nos resultados a longo prazo para outras pessoas, e não somente para si.

Leia também

Concursos em sua
cidade