Confira 13 dicas valiosas para aprender a falar em público

Descubra como se dar bem nas provas orais do concurso ou em qualquer outra situação que exija que você fale em público.

Para começar uma carreira pública de sucesso, é preciso enfrentar uma cansativa maratona de provas escritas, muitas vezes, também provas práticas e, dependendo do concurso, até testes orais.

Se você é uma pessoa tímida e que morre de vergonha de ser o centro das atenções, vamos te dar 13 dicas valiosas para aprender a falar em público. Pode até não ser fácil no início, mas depois você se acostuma.

Prepare-se previamente

Talvez essa seja a dica mais óbvia, mas que muita gente se esquece. Quando vamos falar em público, independentemente da situação, é preciso ter total domínio do assunto que vamos discutir.

Quando temos uma boa bagagem de conhecimento, o nervosismo pode ser amenizado, já que dominamos o conteúdo transmitido. Por isso, prepara-se antes, fechado?

Conheça a si mesmo

Falar em público pode ser um baita desafio para muita gente. Mas se você conhece bem a si mesmo, pode usar todas as suas aptidões a seu favor na hora de se comunicar com os demais ao seu redor.

Por isso, o autoconhecimento é crucial, principalmente para se aprovado nas provas orais de um disputado concurso.

Seja você

Querer imitar os outros na hora de falar em público pode ser uma tremenda furada, concurseiro. Você deve agir de forma natural, sem se espelhar em ninguém, pois cada pessoa se expressa de forma diferente.

Na hora em que a banca examinadora do concurso solicitar algum tipo de explicação sobre algum conteúdo, aja naturalmente, mas sem parecer que está se espelhando em outra pessoa.

O seu corpo também fala

É a mais pura verdade. Se você quer aprender a falar em público, sem titubear, é preciso prestar atenção em seu corpo. Por mais que você esteja nervoso com a situação, deve observar sua postura.

Determinados gestos ou posições podem demonstrar insegurança e nervosismo, e isso pode pegar mal para você.

Cuidado com a repetição

Imagine você sendo questionado em uma prova oral de um concurso público e ficar toda hora repetindo uma determinada expressão ou vício de linguagem.

Por mais que você domine o conteúdo exigido, ia ficar extremamente irritante para os integrantes da banca examinadora. Seja comedido e não repita a mesma expressão diversas vezes.

Usar um tom mais descontraído pode ajudar

Isso não significa que você deve ficar fazendo piadinhas e levar na brincadeira algo tão sério, como as provas orais de um concurso, por exemplo.

A questão aqui é usar uma certa dose de bom humor na hora de falar em público. Dessa forma, o clima fica mais tranquilo, permitindo que você consiga transmitir as informações com mais clareza.

Fale devagar

Quando o assunto é aprender a falar em público, falar devagar é fundamental para que todas as informações sejam entendidas.

Falar rápido demais pode soar como pressa ou parecer que você decorou o assunto. Dessa forma, fale devagar, sempre mantendo a calma ao seu lado.

Controle a sua respiração

O nervosismo na hora de falar em público é absolutamente natural. Mas ele pode ser amenizado se você aprender a controlar a sua respiração.

Assim como a fala, a sua respiração deve ser devagar. A “ofegância” pode atrapalhar bastante o seu raciocínio.

Começo, meio e fim

Se você procura uma forma de aprender a falar em público, saiba que o seu discurso deve fazer sentido para quem está escutando. Por isso, todo o conteúdo deve ter começo, meio e fim.

Informações fora de ordem dificultam o entendimento e podem deixar a sua aprovação mais distante, em uma prova oral.

Use dados concretos

Na hora de convencer a banca examinadora na hora das provas orais do concurso público, uma boa tática para se dar bem é usar dados concretos. Além de demonstrar mais credibilidade, também mostra que você domina o conteúdo que está sendo explicado.

Faça pausas

Para que o seu discurso seja convincente e passível de entendimento, é necessário fazer pequenas pausas de poucos segundos entre as suas falas. Isso é necessário para que a sua audiência assimile melhor todas as informações que foram transmitidas por você.

Faça contato visual

Mesmo que você seja uma pessoa tímida na hora de falar em público, estabelecer contato visual pode te deixar mais calmo e transmitir segurança para seus expectadores. Na hora da sua explicação, olhe para as pessoas com leveza e seriedade.

Aposte em objetos

Quando o assunto é dicas para aprender a falar em público, uma boa alternativa para despistar o nervosismo é apostar em algum objeto.

Você pode segurar uma caneta ou uma régua na hora da explicação do conteúdo. Essa atitude evita que você mexa demais com as mãos ou demonstre que está inseguro.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.